EM DESTAQUE

SERIA O FIM DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE EM SERGIPE? QUESTÃO DE ORDEM

Diante de um cenário de incertezas é possível mesmo que a Fundação Hospitalar de Saúde acabe? Porque? Isso acontecendo, como ficaria a s...

5 de novembro de 2008

Finalmente ... parece que desta vez vai

Finalmente parece que desta vez vai. Pelo menos é que se espera depois de mais uma nota divulgada na página oficial da Prefeitura Municipal de Aracaju (veja abaixo). O prefeito Edvaldo Nogueira, depois de cancelar a entrevista coletiva por duas vezes, em menos de duas semanas, deve mesmo falar sobre o plano de combate à dengue. Esta já é a terceira vez que a data é remarcada. E olhe que estamos na eminência de uma possível Pandemia ( epidemia que atinge grandes proporções), já prevista pelos órgãos de saúde que tratam do assunto. Confira a nota... de novo.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, realiza nesta quinta-feira, às 9 horas, uma coletiva para reapresentar o Plano Municipal de Combate à Dengue. A medida tem o objetivo de buscar o apoio da imprensa para conscientizar a população sobre a importância da mobilização social e de ações conjuntas com o poder público para evitar um novo surto da doença em 2009. O anúncio ocorrerá no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Apesar de ter sido lançado no último dia 26 de setembro pelo secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, a divulgação do plano não teve a abrangência necessária para envolver a sociedade civil em função do período eleitoral. Algumas das medidas já em andamento são o reforço às visitas domiciliares e a contratação de novos agentes de saúde e combate a endemias, com a efetivação de 509 profissionais que atuavam de forma terceirizada, e a realização de concurso (300 vagas) até o mês de dezembro.

Semelhantemente ao que ocorreu no primeiro semestre de 2008, as ações até o próximo ano vão se concentrar em sete vertentes: vigilância epidemiológica (responsável pela notificação e mapeamento dos casos); combate ao vetor; assistência ao paciente; integração com a atenção básica; ações de saneamento ambiental; educação em saúde, mobilização social e comunicação; e capacitação de recursos humanos.

Fonte: Ascom P.M.A.

Nenhum comentário: