EM DESTAQUE

SERIA O FIM DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE EM SERGIPE? QUESTÃO DE ORDEM

Diante de um cenário de incertezas é possível mesmo que a Fundação Hospitalar de Saúde acabe? Porque? Isso acontecendo, como ficaria a s...

10 de dezembro de 2008

SITUAÇÃO DA UVA EM SERGIPE ESTARÁ EM DEBATE

O advogado da Federação dos Estabelecimentos de Ensino de Sergipe (Fenen), Hamilton Santana, confirmou hoje pela manhã em entrevista a este repórter, no programa "Sergipe em Debate", (FM 104, 9 Mhz) , que irá pedir ainda nesta quuarta-feira, 10, a prisão dos diretores da Universidade do Vale do Acaraú (UVA) em Sergipe. Segundo ele, o pedido é motivado pelo descumprimento, por parte da universidade, de uma decisão em caráter de liminar da juíza da 18ª Vara da Fazenda Pública, Elvira Maria de Almeida. Em sua sentença, a magistrada proibiu a realização de vestibular pela instituição, uma vez que o Conselho Estadual de Educação, através da Resolução 299, de 30 de outubro de 2008, considerou ilegal a atuação da UVA no Estado. Em seu art. 1º, o CEE revoga a Resolução 178/2000, do próprio Conselho, que autorizou em caráter transitório e emergencial a oferta do curso de pedagogia pela UVA, com a finalidade de promover a formação de professores em nível superior em Sergipe. A universidade recorreu ao Tribunal de Justiça da decisão da juíza da Fazenda Pública, mas não obteve êxito.

O advogado disse que, apesar da decisão, a Federação teve conhecimento de que a UVA esteve divulgando, através de carro de som, na cidade de Propriá, o seu vestibular, com data marcada para o próximo domingo, dia 14, das 14h às 18h, o que contraria a proibição da juíza Elvira Maria. "Isso representa desobediência a uma ordem judicial, por isso vamos pedir à juíza que os responsáveis pela UVA seja presos", finalizou.

A RESPOSTA DA UVA

Também por telefone, a Professora Marlene Calumbi, representante da UVA aqui no Estado, teceu rápidas considerações sobre o posicionamento do advogado em relação a situação e disse que Hamilton se coloca como se fosse um representante legal da Fenen, quando, na verdade, não é bem assim. Disse ainda que a Instituição tem respeitado todo o trâmite judicial e continua aguardando a nova decisão.
O apresentador do programa, Messias Carvalho, convidou a professora para estar no programa desta quinta-feira, 11, para um debate mais amplo e esclarecer outros pontos com mais profundidade, como, por exemplo, o que pode acontecer com quem já fez graduação e como está o processo de pós-graduação da Insituição. Acompanhe pela Aperipê FM 104,9 Mhz ou pela Aperipê AM, 630 Khz.


Nenhum comentário: