EM DESTAQUE

SERIA O FIM DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE EM SERGIPE? QUESTÃO DE ORDEM

Diante de um cenário de incertezas é possível mesmo que a Fundação Hospitalar de Saúde acabe? Porque? Isso acontecendo, como ficaria a s...

29 de dezembro de 2008

MORRE CABO DA PM QUE SE ENVOLVEU EM TROCA DE TIROS COM COLEGA DE FARDA

Faleceu agora a pouco, no Hospital de Urgência de Sergipe, o Cabo PM JAMISSON ALVES SANTANA, 38. O cabo estava internado, em estado de coma, desde o último dia 06, depois de se envolver em uma discussão com o colega de farda onde acabram trocando tiros um contra o outro. O corpo do militar será encaminhado ao IML, de onde seguirá para a sua residência na Avenida Brasil, Bairro América.

O FATO (divulgao aqui neste blog). Confira ainda as declarações do PM sobre o fato logo depois.

O soldado WELINGTON DOS SANTOS LIMA, 32, estaria com o som de seu carro em volume excessivo, na noite do último sábado, 06, próximo a um estabelecimento comercial na Avenida Maranhão. Enquanto isso, o Cabo PM JAMISSON ALVES SANTANA, 38, que fazia bico neste local, foi acionado para pedir ao colega de farda que baixasse o volume. Não houve acordo e o cabo chamou uma viatura da PM. Após a chegada dos colegas, o problema foi resolvido momentaneamente. Depois que a viatura saiu, o PM Wellington teria aumento o volume do som novamente. O cabo Jamisson foi outra vez tomar satisfações, quando, um deles, (aguardando a investigação policial) sacou de sua arma provocando o revide do outro. O cabo levou a pior. Recebeu dois tiros, sendo atingido por um destes no abdomem deixando-o em estado grave de saúde no HUSE. O soldado Wellington, levou um tiro no braço esquerdo. Foi liberado em seguida e encontra-se preso no quartel da PM.

DÉDA ANUNCIA NOVA ESTRUTURA NO SECRETARIADO

Algumas mudanças já eram previstas, outras foram pura especulação. Em todo o caso, acabou o mistério. O governador Marcelo Déda anunciou agora a pouco as mudanças em seu secretariado.

Nilson Lima deixa a SEFAZ. Em seu lugar assume o atual presidente do Banese, João Andrade. Saumínio Nascimento assume a direção do Banco do Estado de Sergipe. Ele deixa o comando da SUDENE. Valmor Barbosa, atual presidente da EMURB, foi nomeado como Secretário de Estado da Infra-Estutura no lugar Osvaldo de Nascimento, este, que vai para a direção da Cohidro. Na Secretaria de Estado do Trabalho assume José Sobral que deixa a direção do Pronese. Carlos Ermínio de Aguiar assume em seu lugar. Para a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, o governador nomeou Maurício Pimentel. Leó Filho, que estava à frente da pasta, contiua na equipe, mas, apenas como apoiador.

26 de dezembro de 2008

12 PRESOS FOGEM DE DELEGACIA DA CAPITAL

A fuga aconteceu por volta de 1h da madrugada desta sexta-feira, 26. Dos 40 presos que estavam distribuídos em 4 celas, 12 conseguiram escapar. O preso Railton José dos Santos, 19, foi morto pelos policiais ao tentar pular o muro que fica ao lado da delegacia. Outro preso, Marcelo dos Santos, 21, foi recapturado, logo depois, num beco que fica nos fundos.
Eles serraram parte da grade do xadrez número 1 e estouraram os demais cadeados. Depois fugiram pela área do banho de sol. Os detentos usaram um lençol para se pendurar em uma das vigas de concreto até que ela cedeu. 4 Policiais da Companhia Militar que fica ao lado da delegacia ouviram o barulho e saíram em socorro dos 2 policiais civis que estavam no plantão. Policiais da RP também foram acionados, mas, não tiveram êxito nas buscas.
10 presos continuam foragidos.

Os foragidos:
ANDRÉ DA SILVA, ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS (ÍNDIO), JANDERSON HERVAL DE SOUZA (BIDINHO), RONALDO DOS SANTOS(RONI), JEAN PEREIRA RAFAEL SANTOS SILVA(JOTINHA) EDSON AMORIM SANTOS, JÚNIOR DA SILVA, acusados de roubos e furtos. E os mais perigosos: TONY SANTOS RODRIGUES(TUI), acusado de pertencer a uma quadrilha de assaltantes nas chamadas “saidinhas de banco” e SELDO SANTOS, homicida.

23 de dezembro de 2008

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros localizam corpo da segunda jovem afogada na barragem Jacarecica

Na manhã desta terça-feira, 23, uma equipe do Corpo de Bombeiros conseguiu localizar o corpo da segunda jovem que morreu afogada no início da noite de ontem, na barragem Jacarecica, localizada no Povoado Agrovila, município de Itabaiana. Testemunhas informaram que as duas garotas e mais dois rapazes pediram um pequeno barco emprestado ao dono de um bar para dar um passeio na barragem. O barco afundou e elas não conseguiram se salvar. Os rapazes foram socorridos por pescadores da região. O homem que emprestou o barco disse que não conhecia os 4 jovens, mas, sabia apenas que eles eram do Município de Santa Rosa de Lima. Também informou que não tinha conhecimento de qualquer defeito na embarcação. Ainda segundo ele, os jovens chegaram no início da tarde, tomaram duas cervejas e pediram o barco. Por volta das 18h, já era possível ouvir os gritos de desespero. Uma das jovens, Maria Aparecida Tavares, 21, ainda foi resgatada logo depois do ocorrido, mas, já estava sem vida.

O corpo da outra garota, Verônica Torres de Assis, 25, só foi encotrado hoje, por volta das 8h, depois dos trabalhos do Corpo de Bombeiros. Segundo o Sargento Sinézio, do grupo de mergulho, ela estava a uma profundidade de 8m, presa entre a lama e alguns garranchos. O sargento disse ainda que a responsabilidade de manter guarda-vidas nestes locais é dos municípios. O corpo de Bombeiros apenas os prepara para esta atividade e fiscaliza os trabalhos.

FOTO EXCLUSIVA: EVENILSON SANTANA

22 de dezembro de 2008

Juiza da Vara de Execuções diz que esquema de segurança de Floro foi amador

Na manhã desta segunda-feira, 22, em entrevista que me concedeu a juiza da Vara de execuções, Maria de Fátima Barros, ela disse que nem sequer havia tomado conhecimento da internação de Floro Calheiros. Ela afirmou que em sua decisão solicitou ao DESIPE(Departamento do Sistema Prisional) que, após avaliação dos médicos particulares do agiota (dreito garantido por lei), ele deveria ser submetido a uma avaliação dos médicos do Tribunal de Justiça para saber haveria mesmo necessidade de Internação. Caso eles não entrassem em acordo, a decisão deveria retornar para ela. Ainda segundo a magistrada, a decisão também falava da escolta que deveria ter em caso de transferência do preso. Ela julgou o esquema de segurança do DESIPE como amador.

O advogado de Floro.
O advogado de Floro, Alexandre Maciel, também conversou comigo na manhã de hoje e foi umas das útimas pessoas a estar com o agiota antes da fuga. Ele afirmou que essa avaliação dos médicos do TJ não havia acontecido. Ele negou que tivesse levado a pistola para o seu cliente e disse, inclusive, que deve abandonar a causa, pois se sentiu traído por Floro.

A SEJUC
O Secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Benedito Figueiredo, chegou a me dizer, também nesta manhã, que a Juiza da Vara de execuções, Maria de Fátima, havia tomado uma decisão esdrúchula ao autorizar a transferéncia de Floro para o São Lucas. Ele disse ainda que descarta, inicialmente, qualquer participação dos dois agentes e PM's na trama que resultou na fuga de Floro.

Ouça parte das declarações da Juiza Maria de Fátima Barros. Eu perguntei, inicialmente, o que ela achava das críticas do Secretário sobre a sua decisão...

21 de dezembro de 2008

Floro escapa do Hospital São Lucas usando roupa de médico

Muitas informações ainda estão sendo apuradas, mas, as primeiras já dão conta de que o empresário Floro Calheiros escapou do Hospital São Lucas, por volta das 20h30, deste domingo, 21, onde estava internado desde a última sexta-feira. Policiais do Batalhão de Choque fizeram buscas na área e toda a polícia foi mobilizada na tentativa de recapturar o fugitivo da Justiça. Inclusive, o aeroporto de Aracaju também recebeu reforço policial. Floro é acusado de cometer vários crimes. A justiça concedeu o benefício para que ele fosse hospitalizado ao avaliar o seu "estado debilitado" de saúde. Segundo uma fonte da área policial, um sargento e um cabo da PM e mais dois agentes prisionais do DESIPE (ainda não revelaremos seus nomes por medida de segurança), que faziam a custódia do preso, foram encontrados algemados no Hospital.

Floro teria fugido com uma roupa de cor branca, passando-me por médico e estaria com uma pistola. Uma pessoa, já do conhecimento da polícia, seria o articulador da trama que resgatou Floro Calheiros do Hospital na noite de hoje, mas, também ainda não revelaremos o seu nome para não atrapalharmos as investigações.
O delegado plantonista Ítalo Almeida esteve no São Lucas e solicitou a presença de peritos do Instituo de Criminalística para tentar conseguir vestígios que ajudem nas investigações.

Aguardem mais informações...

20 de dezembro de 2008

Trabalhador morre em acidente enquanto operava uma retroescavadeira na adutora da DESO na Cabrita

O acidente aconteceu por volta das 9h deste sábado, 20, num trecho da obra de ampliação da adutora da Cabrita, no município de São Cristóvão. O operário José Correia de Andrade, 48, que prestava serviço à DESO, teve a cabeça esmagada após despencar de um barranco na obra enquanto operava uma retroescavadeira. Segundo um dos cinco funcionários que trabalhavam no local, José Correia fazia escavações para a colocação de tubulações. O funcionário afirma que estava há uma distância de aproximadamente 200m e só percebeu a queda da máquina. Quando ele e os colegas correram pra ver já não havia mais nada a fazer. Mesmo assim, uma equipe de resgate do SAMU ainda esteve no local.

Nenhum representante da DESO ou responsável pela obra foi encontrado no local pra falar sobre o assunto. Apenas o Cabo PM Jeilson da PAC do Eduardo Gomes e os peritos da polícia técnica fizeram os primeiros levantamentos. As causas do acidente ainda são desconhecidas. Pode ter havido falha mecânica na retro-escavadeira ou uma forte erosão pode ter feito a máquina deslizar entre a areia. O trabalhador, junto com a máquina, cairam de uma ribanceira de aproximadamente 8m de altura.


Fotos exclusivas: EVENILSON SANTANA

19 de dezembro de 2008

MPF/SE denuncia ex-prefeito de Macambira

O Ministério Público Federal em Sergipe apresentou hoje, 19 de dezembro, denuncia contra o ex-prefeito de Macambira, José Carivaldo de Souza, que também é presidente da Federação Sergipana de Futebol. Ele já havia sido alvo de uma ação civil por improbidade administrativa, por conta dos mesmos atos delituosos. Ambas as ações são assinadas pelo procurador da República Ruy Nestor Bastos Mello.

Na ação de improbidade, impetrada em abril deste ano, o procurador esclareceu que, entre 2001 e 2004, quando foi prefeito de Macambira, Carivaldo deixou indevidamente de realizar licitações e direcionou a aquisição de bens a um grupo restrito de fornecedores. Em 2005, a Controladoria-Geral da União (CGU) constatou que havia irregularidades na aplicação de verbas federais destinadas ao município pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Ao todo, foi utilizada de maneira ilegal uma verba de R$ 97.335,68, em valores não atualizados. A modalidade dispensa de licitação foi adotada, de forma irregular, principalmente para aquisição de gêneros alimentícios.

Na ação criminal, o procurador ressalta que, em depoimento, os fornecedores desses produtos alimentícios disseram que o ex-prefeito sequer coletava orçamentos a fim de fundamentar uma possível dispensa de licitação. As compras foram realizadas de maneira direta e fracionada aos fornecedores indicados pela administração municipal, configurando o crime previsto no artigo 89 da Lei 8.666/93.

Caso seja condenado, Carivaldo de Souza pode pegar uma pena de 3 a 5 anos de detenção e multa.


Fonte: ASCOM MPF/SE

Confusão em Posto de Combustíveis na Coroa do Meio deixa três feridos

Uma confusão generalizada, agora a pouco, no posto de combustíveis Milênium, localizado na rua Urbano Neto, no bairro Coroa do Meio, zona sul de Aracaju, deixou 3 pessoas feridas. Os três jovens foram encaminhados por policiais militares ao posto de saúde do Conjunto Augusto Franco e depois serão levados à delegacia plantonista. Eles vão responder pelos danos provocados ao Posto de Combustíveis. Um policial da Companhia de Turismo estava próximo ao local, atendeu a ocorrência, pediu apoio aos colegas e conseguiram controlar a situação.

17 de dezembro de 2008

Assembléia vai ser decisiva para os professores da rede municipal

Professores da rede municipal se reúnem em assembléia nessa quinta-feira, dia 18, às 9h30, na sede do Sindipema - rua Carlos Correia, 430/ Siqueira Campos - para decidir os rumos que a categoria vai tomar para fazer valer o Piso Salarial Nacional. Depois de uma análise do movimento e um contato direto na mesa de negociação com a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) o objetivo é traçar metas mais concretas com as autoridades envolvidas quanto à implantação na rede municipal.

A diretoria do Sindipema está mobilizada desde o último dia 27 não só para alertar professores e pais, mas também a sociedade para somar esforços em defesa do Piso Salarial Nacional. Principalmente porque secretários de Educação, através do Conselho Nacional de Secretário da Educação, e demais entidades estão se posicionado e alegando como inconstitucional a Lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A presidente do Sindicato, professora Maria Elba da Silva, diz que a qualidade do ensino público é um dos pilares que sustentam essa Lei. "Se a lei foi aprovada, é preciso lutar para fazer valer os direitos adquiridos pelos professores. No início da semana, uma comissão do Sindipema esteve em Brasília para ter as orientações necessárias da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação - CNTE - para atuar nessa questão na rede municipal de ensino em Aracaju", ressalta destacando que o reajuste na tabela é observado pelo plano de carreira. E a Prefeitura no último encontro dispôs na mesa de negociação um valor aleatório. Não é isso que a gente quer. A gente quer índice que está sendo calculado, porque, como vai ser e quando.

Maria Elba completa dizendo que "depois de estar cientes do que está acontecendo em todo o país quanto a situação dessa Lei [Piso] nas secretarias municipais de Educação, tomaremos uma postura mais decisiva no diálogo proposto pela PMA. Nesse momento, estamos em estado permanente de assembléia (chamado da categoria a qualquer momento), acordo em não fechar a caderneta do ano letivo 2008 e, como o ano já está terminando e não tem efeitos maiores para forçar um acordo sobre essa questão. A medida que foi acordada na última assembléia, ocorrida no último dia 10, foi atrasar o início do ano letivo 2009.

Fonte: ASCOM-SINDIPEMA

16 de dezembro de 2008

VÍDEO MOSTRA PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE ESTRUTURA DO NESTOR PIVA

Segundo denúncia de funcionários dos Hospital Nestor Piva, as condições de trabalho são péssimas. Só pra se ter uma idéia, os enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, precisam dividir o espaço na sala de repouso durante os plantões com outros colegas, mesmo àqueles que não têm a função hospitalar direta, em colchões espalhados pelo chão. Um deles, acaba tendo que dormir próximo ao banheiro. O barulho do ar condicionado, ainda segundo eles, é insuportável.

Um dos pontos mais graves e que diz respeito a atendimento ao público pode ser observado no setor de estabilização onde pacientes em estado grave são admitidos. As macas estão corroídas pela ferrugem e mesmo assim, pacientes, continuam sendo internados.

Eles também afirmam que alguns funcionários que estão de de férias são convocados para trabalharem em regime de plantão extra.

A assessoria de Comunicação do hospital estranhou as denúncias dos funcionários por causa do processo democrático existente na rede de saúde e outros meios que poderiam ser utilizados por eles para procederem com as reclamações, mas, ainda, segundo a assessoria, não chegou nada oficial à ouvidoria. Apenas uma carta anônina foi encaminhada denunciando outros problemas.

Com informações da TV ATALAIA.

Confira as imagens feitas de um celular...

15 de dezembro de 2008

Novos horários de funcionamento dos bancos neste final de ano

A Federação Brasileira de Bancos – Febraban – informou que as agências bancárias vão funcionar em horário especial no dia 24 de dezembro. Nas capitais e regiões metropolitanas, o atendimento vai das 9 horas às 11 horas, enquanto no interior as agências estarão abertas ao público das 8h às 10h.

Nos dias 25, 31, e 1º do Janeiro não haverá expediente. As agências voltam ao seu atendimento normal a partir do dia 2 de janeiro, sexta-feira.

Fonte: FEBRABAN

Justiça Estadual interdita delegacias de Socorro a pedido do MP

Em função de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual, a Juíza de Direito da 2ª Vara Civil da Comarca de Nossa Senhora do Socorro, Dra. Christina Machado, proferiu sentença determinando a imediata interdição das carceragens das 5ª, 7ª e 9ª Delegacias Metropolitanas localizadas nos Conjuntos João Alves, Jardim e Fernando Collor, com a respectiva remoção dos custodiados para o presídio, sob pena de multa de R$20.000,00 ao dia em caso de descumprimento.

Quando do início da ação, a referida magistrada já havia concedido liminar para tal interdição, mas, em função de recurso do Estado para o Tribunal de Justiça, o ex-Desembargador Artêmio Barreto, logo antes de se aposentar, cassou a liminar, permanecendo os presos custodiados nas delegacias do município.

Em função disto, a situação nas referidas delegacias se agravou, chegando a acumular mais de 40 presos em celas superlotadas, sem nenhuma condição de higiene, ensejando constantes fugas, tais como as que se verificaram na semana passada, ocorridas 24 horas depois do Ministério Público e dos Delegados de Polícia de Socorro alertarem o Poder Judiciário do risco iminente de uma fuga em massa.

Segundo a Promotora de Justiça responsável pela ação, Dra. Cláudia Calmon, a situação é crítica e isto pode ser aferível não somente pelas constantes fugas e a falta de condições humanas mínimas para permanência dos detentos, mas também pelo fato de que a segurança pública no município fica prejudicada em função dos policiais civis terem que atuar como carcereiros, quando deveriam estar na rua investigando crimes.

Na terça feira, dia 16 de dezembro, às 10h00min, Promotores de Justiça visitarão novamente a 5ª DM, registrando a gravidade da situação, para adoção posterior de medidas contra o Estado em caso de novas fugas ou de dano à integridade física dos presos ou agentes policiais.

Fonte: - ASMP

NOVO PREFEITO DE SÃO CRISTÓVAO SERÁ DIPLOMADO NESTA QUINTA-FEIRA

Segundo nota da Assessoria de imprensa, O prefeito eleito de São Cristóvão, Alex Rocha (PDT) e o seu vice, Cláudio Sanclau (PT), serão diplomados nesta quinta-feira, dia 18. A solenidade de diplomação acontece no auditório do Fórum da cidade de São Cristóvão, a partir das 9h da manhã. O evento, que deverá ser um dos mais concorridos, será prestigiado por políticos, autoridades, jornalistas, radialistas e a comunidade em geral. O futuro prefeito aproveita para convidar todos a prestigiarem a sua diplomação.

12 de dezembro de 2008

FLAGRANTE DE IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO DE ARACAJU (VÍDEO ABAIXO)

Mais uma daqueles acidentes registrados por causa da imprudência no trânsito de Aracaju. Às vezes uma “roubadinha” pode custar uma, duas ou mais vidas.
O acidente aconteceu por volta das 10h desta sexta-feira, 12, na avenida Maranhão, em frente ao Aeroclube de Aracaju, sentido Zona Oeste da cidade, envolvendo duas motocicletas. Uma de placas IAE-2078, de Aracaju, conduzida por Marcelo Carvalho, 23, e a outra, de placas IAB 3306, também de Aracaju, conduzida por Fabrício Menezes, 24. Segundo testemunhas, um dos condutores teria tentado cruzar o canteiro para dar a velha e conhecida “roubadinha” com a intenção de pegar o sentido oposto da pista, momento em que houve a colisão. A jovem Maria Roberta, 25, que vinha na garupa de Marcelo, seu, esposo, teve ferimentos mais sérios e precisou ser atendida pelas equipes de resgate do Samu e do Corpo de Bombeiros. Após ser imobilizada, Roberta foi levada ao HUSE(Hospital de Urgência de Sergipe). Já Marcelo, que sofreu algumas escoriações pelo corpo, chegou a ser arrastado de tal forma pelo asfalto que teve a sua calça toda rasgada. Ele também trazia um colega na garupa, mas, este, sofreu alguns arranhões nas pernas. Policiais do Batalhão de Choque e da SMTT ajudaram a controlar o trânsito que ficou lento no local durante quase uma hora.

A reflexão é séria! Antes de dar uma “roubadinha”, lembre-se: A sua vida e a de muitas pessoas podem estar correndo sérios riscos a partir da sua atitude. Pense bem!!

Depois, só me resta registrar, com exclusividade, os momentos do resgate e as discussões de sempre: “Quem está com a razão, sou eu, blá, blá, blá, blá... sei que lá, sei que lá...”

Bom final de semana a todos! Sem roubadinhas, claro!

Confira o vídeo ...!!!

Imagens: EVENILSON SANTANA

Deficiente é atropelado na Zona Norte de Aracaju

Um homem identificado como Luis Mário de Jesus, de aproximadamente 40 anos, foi atropelado por uma motocicleta, a poucos instantes, na Avenida João Ribeiro, no cruzamento com Gumercindo Bessa, Bairro Santo Antônio, Zona Norte de Aracaju. As equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e do Samu Aracaju, prestaram os primeiros socorros à vítima e a encaminharam ao HUSE(Hospital de Ugência de Sergipe). Visivelmente, o rapaz sofreu uma fratura na altura da perna direita e inspira delicados cuidados médicos.
Policiais militares, que também estiveram no local, estavam tentando identificar familiares da vítima, e afirmam que Luis Mário, com base me seus documentos, é portador de necessidades especiais e voltava do Centro de Urgência Psiquiátrica localizado na mesma avenida onde ocorreu o acidente. Ao tentar atravessar a rua foi colhido por uma motocicleta, que, inicialmente, não foi identificada. Luis Mário reside na Travessa 1, nº 28, Bairro Terra Dura, Zona Sul de Aracaju.

10 de dezembro de 2008

HOMEM É ENCOTRADO MORTO NO CONJUNTO EDUARDO GOMES

Policiais militares encontraram agora a pouco o corpo de um homem em estado de decomposição na rua 84, no Conjunto Eduardo Gomes. As equipes do IML e do Instituto de Criminalística já estão se deslocando até o local. Ainda não se sabe o que pode ter ocorrido. Policiais Qque atenderam a ocorrência, pela experiência afirmam que, possivelmente, a pessoa teria morrido há três dias.

FLAGRANTE DE "SURF" EM JANELA DE COLETIVO NA GRANDE ARACAJU

Este flagrante foi feito pelo internauta André Múmia, que é cinegrafista da TV CAJU e nos mandou este vídeo feito por ele, nesta terça-feira, 9, or volta das 15h, na BR 235, já chegando em Aracaju. Um garoto de aproximadamente 15 anos pendurado na janela do ônibus que fazia a linha PALESTINA-CENTRO durante um longo tempo. E o motorista nem deu fé. Ele veio "surfando" desde o novo viaduto até o ponto em frente a um recém-inaugurado supermercado ...

Cada um corre o risco que quer em sua vida, né?

SITUAÇÃO DA UVA EM SERGIPE ESTARÁ EM DEBATE

O advogado da Federação dos Estabelecimentos de Ensino de Sergipe (Fenen), Hamilton Santana, confirmou hoje pela manhã em entrevista a este repórter, no programa "Sergipe em Debate", (FM 104, 9 Mhz) , que irá pedir ainda nesta quuarta-feira, 10, a prisão dos diretores da Universidade do Vale do Acaraú (UVA) em Sergipe. Segundo ele, o pedido é motivado pelo descumprimento, por parte da universidade, de uma decisão em caráter de liminar da juíza da 18ª Vara da Fazenda Pública, Elvira Maria de Almeida. Em sua sentença, a magistrada proibiu a realização de vestibular pela instituição, uma vez que o Conselho Estadual de Educação, através da Resolução 299, de 30 de outubro de 2008, considerou ilegal a atuação da UVA no Estado. Em seu art. 1º, o CEE revoga a Resolução 178/2000, do próprio Conselho, que autorizou em caráter transitório e emergencial a oferta do curso de pedagogia pela UVA, com a finalidade de promover a formação de professores em nível superior em Sergipe. A universidade recorreu ao Tribunal de Justiça da decisão da juíza da Fazenda Pública, mas não obteve êxito.

O advogado disse que, apesar da decisão, a Federação teve conhecimento de que a UVA esteve divulgando, através de carro de som, na cidade de Propriá, o seu vestibular, com data marcada para o próximo domingo, dia 14, das 14h às 18h, o que contraria a proibição da juíza Elvira Maria. "Isso representa desobediência a uma ordem judicial, por isso vamos pedir à juíza que os responsáveis pela UVA seja presos", finalizou.

A RESPOSTA DA UVA

Também por telefone, a Professora Marlene Calumbi, representante da UVA aqui no Estado, teceu rápidas considerações sobre o posicionamento do advogado em relação a situação e disse que Hamilton se coloca como se fosse um representante legal da Fenen, quando, na verdade, não é bem assim. Disse ainda que a Instituição tem respeitado todo o trâmite judicial e continua aguardando a nova decisão.
O apresentador do programa, Messias Carvalho, convidou a professora para estar no programa desta quinta-feira, 11, para um debate mais amplo e esclarecer outros pontos com mais profundidade, como, por exemplo, o que pode acontecer com quem já fez graduação e como está o processo de pós-graduação da Insituição. Acompanhe pela Aperipê FM 104,9 Mhz ou pela Aperipê AM, 630 Khz.


MPF e Polícia Federal realizam busca e apreensão em empresas acusadas de monopólio postal

Na manhã desta terça-feira,9, o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) e a Polícia Federal (PF) realizaram busca e apreensão na sede das empresas Fatex e Dislog, nas proximidades do Ceasa, no Centro de Aracaju. Um inquérito aberto na PF apura a quebra do monopólio postal por parte de dirigente da empresa, o que constitui crime. Segundo a lei que estabelece o monopólio, somente a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) pode realizar a entrega de correspondências; as empresas privadas só podem entregar encomendas. Na sede das empresas Fatex e Dislog, foi apreendida grande quantidade de correspondências que seriam entregues pelas empresas e que servirão de prova no processo. Os responsáveis pelas empresas que contrataram os serviços da Fatex e da Dislog poderão ser intimados a depor. Também foram apreendidos computadores, contratos e outros documentos. O responsável pela Fatex e Dislog, Breno Santana Rêgo, foi conduzido à sede da Superintendência da Polícia Federal e deverá ser liberado após o depoimento. O mandato de busca e apreensão foi expedido pela Justiça Federal. Inicialmente, a Justiça Federal em Sergipe havia negado o pedido do MPF/SE, mas o procurador da República Paulo Gustavo Guedes Fontes recorreu para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, que determinou a realização da busca. O procurador Paulo Guedes, que acompanhou o delegado Daniel Horta Alves, considerou satisfatórios os resultados da diligência. Existe uma discussão no supremo sobre a constitucionalidade do monopólio postal, mas até que esse tribunal diga o contrário, a lei do monopólio deve ser cumprida, declarou o procurador, acrescentando que, no seu entender essas empresas fazem concorrência desleal com os Correios. Elas só querem a parte lucrativa, enquanto os Correios têm que entregar as correspondências nos confins do país pelo mesmo preço, afirma.

Fonte: ASCOM-PRSE/MPF-SE

9 de dezembro de 2008

POSTO DE COMBUSTÍVEIS É ASSALTADO EM PLENA LUZ DO DIA

As primeiras informações dão conta de que dois homens, numa bicicleta, assaltaram agora a pouco o Posto de Combustíveis "Chefia", localizado na Avenida Maranhão. A polícia fez várias buscas no local, mas, não encontrou nenhum suspeito. A renda levada pelos meliantes não foi divulgada pelo proprietário.

CABO PM ALVEJADO EM TROCA DE TIROS COM O COLEGA VAI PARA UTI

Em entrevista concedida a este repórter, por volta das 6h40 desta terça-feira, 9, no programa “Sergipe em Debate”, o Coronel Pedroso, relações institucionais da PM, disse, com base na versão apresentada pelo soldado do COE (Comando de Operações Policiais), Wellington dos Santos, 32, um dos militares envolvidos no episódio do último sábado à noite (ver notícia logo abaixo), na Avenida Maranhão, quando ele e o seu colega de farda trocaram tiros, um contra o outro, não haviam se identificado como policiais durante o desentendimento. O coronel afirmou ainda que o soldado não está preso no quartel da PM, mas, encontra-se recolhido na base do COE e que as armas utilizadas pelos envolvidos, uma pistola ponto 40 e um revólver calibre 38, são de uso particular. Disse também que eles não estavam a serviço da Polícia Militar. Confirmou que o Cabo Jamisson – lotado no 4º batalhão da PM, em Canindé de São Francisco - fazia realmente bico(serviço extra) no local e que teria tomado satisfação com o colega a pedido de populares e, possivelmente, de alguém do estabelecimento comercial de onde ele trabalhava. Mesmo assim, o coronel foi enfático ao destacar que, na condição de policiais, deveriam ter tido o equilíbrio para lidarem com a situação. Quanto a “quem atirou primeiro?”, ele não soube explicar, embora tenha afirmado, no início da entrevista, que ouviu a versão do soldado Wellington. Preferiu dizer que guarda o resultado da perícia e se pronunciar depois que ouvir a versão do Cabo, ainda hospitalizado

ESTADO DE SAÚDE DOS PM`S
O coronel confirmou que o soldado Wellington chegou a ser hospitalizado com ferimento no braço esquerdo, depois foi liberado e recolhido para a base do COE, onde é lotado.

O Cabo Jamisson Alves Santana, 38, segundo a assessoria de comunicação do Hospital de Urgência de Sergipe, foi atingido com dois tiros no abdomem e encontra-se em estado grave de saúde, respirando com o auxílio de oxigênio e que estaria sendo transferido para a UTI no HUSE ainda nesta manhã.

8 de dezembro de 2008

POLICIAIS FEDERAIS PARALISAM ATIVIDADES NESTA QUARTA-FEIRA

Nesta quarta-feira, 10, os policiais federais de todo país vão paralisar suas atividades para lutar pela consolidação da carreira e contra a aprovação, na Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda Constitucional 549. A PEC transforma os delegados de polícia em carreira jurídica e equipara seus salários ao do Ministério Público. Aqui no Estado, os agentes de polícia, através do Sindicato dos Policiais Federais em Sergipe - Sinpef/SE - também vão realizar uma manifestação no Departamento de Polícia Federal - DPF/SE - a partir das 8h.

Os policiais civis, através do Sinpol, também participarão da paralisação, como vai ocorrer em outros estados brasileiros, pois a PEC 549 também afeta a carreira deles, ficando prejudicados em todo o país cerca de 300 mil policiais civis e federais. A mobilização nacional conjunta ficou decidida no último dia 2, em reunião entre a Federação Nacional dos Policiais Federais - Fenapef - e a Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis – Cobrapol.

A paralisação seguirá por todo o horário de expediente no DPF, das 8h às 12h e das 14h às 18h. De acordo com o presidente do Sinpef/SE, Antônio Robson Sousa, os policiais devem lutar pela carreira única na Polícia Federal, não podendo aceitar que a Constituição Federal seja alterada apenas para atender a interesses corporativistas de alguns delegados. "Não se pode permitir que nos seja imposto um modelo de polícia totalmente distanciado do que existe de mais moderno e eficaz no mundo. É preciso que os policiais experientes sejam valorizados, de acordo com seus méritos, e aproveitados na execução e administração da atividade policial”, defende.

Fonte: ASCOM-PF

PM ATIRA CONTRA O COLEGA POR CAUSA DE SOM ALTO

Mais um daqueles fatos chamados de "isolados" envolvendo policiais militares. Sem falar de que essa estória de "fato isolado", por se repetir com uma certa frequência, já está se transformando em "fato coletivo". Bom, desta vez, o fato é ainda mais inusitado.

Dois policiais militares, defendendo seus interesses - claro que "ninguém" tem nada a ver com isso - acabam entrando em desacordo e, resultado: um dispara sua arma contra o outro. Ambos vão para o hospital. Um já foi liberado e o outro encontra-se em estado delicado de saúde após a bala ter atingido o seu abdomem. Coisas do sul do país? Não! Foi aqui mesmo na pequena e "pacata" Aracaju City. E o motivo aparente da discussão? Som alto. Isso mesmo! Por causa do som do carro de um deles que certamente ultrapassava os decibéis suportáveis ao ouvido humano.

O FATO:
As informações preliminares dão conta de que o soldado WELINGTON DOS SANTOS LIMA, 32, estaria com o som de seu carro em volume excessivo, na noite do último sábado, 06, próximo a um estabelecimento comercial na Avenida Maranhão. Enquanto isso, o Cabo PM JAMISSON ALVES SANTANA, 38, que fazia bico neste local, foi acionado para pedir ao colega de farda que baixasse o volume. Não houve acordo e o cabo chamou uma viatura da PM. Após a chegada dos colegas, o problema foi resolvido momentaneamente. Depois que a viatura saiu, o PM Wellington teria aumento o volume do som novamente. O cabo Jamisson foi outra vez tomar satisfações, quando, um deles, (aguardando a investigação policial) sacou de sua arma provocando o revide do outro. O cabo levou a pior. Recebeu dois tiros, sendo atingido por um destes no abdomem deixando-o em estado grave de saúde no HUSE. O soldado Wellington, levou um tiro no braço esquerdo. Foi liberado em seguida e encontra-se preso no quartel da PM.

A polícia Militar ainda não se manisfestou sobre o caso.

7 de dezembro de 2008

VÍDEO DO FUNDO DO BAÚ...um negão em busca de seus sonhos

Olha só o que eu achei em meus arquivos! pois é, um vídeo produzido pela TV Cidade em 2004 com a repórter Priscila Andrade(hoje, TV ATALAIA-afiliada Record), destacando a inserção do negro no mercado de trabalho, preconceitos e algumas peculiaridades. Pense no charme desse negão!(rs, rs). De entrevistador à entrevistado. Legal!

Brincadeiras à parte, mas, o assunto é sério. As coisas se tornam um pouquinho mais complicadas quando se trata de sair em busca do seu espaço e que você afro-descendente. Mas, mesmo assim, continuo acreditando que vale a pena lutar. Um dia alguém me disse que SORTE é a junção de PREPARO com OPORTUNIDADE. Então, quando ela chega, temos que estar preparados e agarrá-la. Independente de cor, raça, credo, etc. Às vezes, até, nem é a oportunidade ideal(desejada), mas, é a real(que se apresentou). Ela pode ser a porta para se chegar a ideal. Boa semana a todos!


5 de dezembro de 2008

MULHER: UMA BELEZA DE ASTÚCIA

Para a reflexão deste fim de semana, o blog sugere um pequeno vídeo bastante interessante. Lembre-se: Às vezes, por trás de um lindo rosto feminino, pode se esconder a astúcia de uma mulher. Quando você menos espera, ela se transforma. Claro que não é uma regra, mas, não custa se precaver, de vez em quando, né? O vídeo tem um pouco de ação e termina com uma cena bem cômica ... confira!!! (rs, rs, ).

Mais uma colaboração de Ilian Jeyne.

4 de dezembro de 2008

Resgate de 18 presos em Delegacia da Grande Aracaju. Ousadia dos bandidos ou fragilidade do Sistema?

Parecia coisa de cinema. Filme de Faroeste ou algo do tipo. Mas, não! Aconteceu mesmo na 9ª delegacia Metropolitana, localizada no Conjunto Fernando Collor de Melo, Município de Nossa Senhora do Socorro, Grande Aracaju.
As primeiras informações dão conta de que 18, dos 41 presos, foram resgatados por 3 bandidos, nesta quarta-feira, 3, por volta das 21h15. Os policiais que estavam de plantão, Jorge, Gervásio e Adelson, foram obrigados a deitar no chão na hora em que foram rendidos e ainda ficaram sem as suas armas. Segundo eles, a intenção dos bandidos era libertar um único preso, mas, não foi possível identificar qual deles seria. Aproveitaram a facilidade da ação e decidiram libertar os demais. Os 23 presos restantes só não fugiram porque não quiseram!
Os 18 presos que escaparam se embrenharam no manguezal dificultando o trabalho dos policiais do Batalhão de Choque, que chegaram logo depois. O delegado Titular Arquimedes Marques está de licença médica e a delegada Marília Miranda assume a Coordenação da 9ª DM a partir de hoje. O delegado plantonista, Ítalo Almeida, foi quem atendeu esta ocorrência e as investigações iniciais.

3 de dezembro de 2008

Operação Caipora: MPF/SE recorre da absolvição de três réus

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) entrou com apelação na Justiça Federal contra parte da sentença que absolveu Luiz Cláudio Almeida Daniel, Gilson Vicente de Menezes e Luiz Ricardo Gomes de Oliveira dos crimes de corrupção ativa, tráfico de influência e facilitação de contrabando. No recurso, o MPF/SE contesta também a quantidade das penas aplicadas e pede o cumprimento de acordo de delação premiada.

No mês passado, doze investigados na Operação Caipora foram condenados pelo juiz federal da 6ª Vara Federal, sediada em Itabaiana. Dentre esses, Luiz Cláudio Almeida Daniel responde pelos crimes de formação de quadrilha, descaminho e corrupção passiva. Contudo, o procurador da República Ruy Nestor Bastos Mello, que acompanhou as investigações da Polícia Federal, apresentou provas de que Daniel também cometeu corrupção ativa. Segundo o recurso, ele oferecia propina a policiais para que omitissem o contrabando.

Já Gilson Vicente de Menezes, conhecido como Carlão, foi inocentado dos crimes de formação de quadrilha e tráfico de influência. No recurso, o MPF/SE insistiu, através de provas, que Carlão se passava por agente da Polícia Federal para propor favores e conseguir dinheiro da quadrilha, o que também se configura como crime. O MPF/SE contesta ainda a absolvição do policial federal Luiz Ricardo Gomes de Oliveira, uma vez que ele facilitou o contrabando ao ser omisso.

Penas

O procurador da República Ruy Nestor Bastos Mello também discute, no recurso, as doses das penas aplicadas pelo juiz aos outros réus. Segundo o documento, na fase de dosimetria da pena, é necessário que sejam observados registros de antecedentes criminais e usados critérios equânimes em função da continuidade delitiva, além de corrigir a aplicação errônea da atenuante da confissão para alguns dos sentenciados.

Acordo de Delação

O MPF/SE registra na apelação a necessidade de correção da pena imposta para se adequar aos parâmetros fixados em acordo de delação premiada em favor da ré Cleide Gonçalves Otarola, que colaborou na instrução processual. Segundo o procurador, a sentença impôs penas mais graves à ré do que as previstas no acordo, cabendo assim sua correção.

Histórico

Em julho de 2007, 14 pessoas foram presas na Operação Caipora, realizada nos estados de Sergipe, São Paulo, Paraná e Bahia. O MPF/SE denunciou os presos, acusando-os de fazer parte de uma organização criminosa que, auxiliada por agentes públicos, contrabandeava cigarros e outros produtos de origem estrangeira. A Operação Caipora foi fruto da ação conjunta do MPF/SE e da Polícia Federal.

O processo agora será encaminhado ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região para julgamento da apelação do MPF/SE e de eventuais recursos dos réus.

Fonte: ASCOM MPF-PRSE

PC prende traficantes que traziam crack de São Paulo

A Polícia Civil vai apresentar às 8h desta quarta-feira, dia 3, na Delegacia Especializada de Combate a Tóxicos e Entorpecentes (DECTE), o resultado de uma operação que resultou na prisão de cinco pessoas envolvidas com a venda de crack em Aracaju. Duas delas foram presas enquanto traziam a droga de São Paulo, na BR 101, próximo ao município de Estância.

Inicialmente foram presos José Alves da Silva, mais conhecido como Zé Baiano, 40 anos, e Geison Bastos de Santana, 25, mais conhecido como Buchecha, quando chegavam em um Vectra, placa policial KIM 6013, utilizado para transportar a droga de São Paulo para Aracaju. Eles foram flagrados com cerca de dois quilos de crack escondidos no tanque do combustível. Ainda foram detidos no Santos Dumont e no Fernando Collor Jairo Roney Goes de Faria, 31, José Tarcísio dos Santos, 31, e Severino José da Silva, 42.

O delegado João Batista suspeita que há envolvimento entre os traficantes que traziam a droga de São Paulo para Aracaju com integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Foram fundamentais nas prisões várias unidades policiais, a exemplo da Divisão de Planejamento e Inteligência Policial (Dipol), unidades do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), o Comando de Operações Especiais (COE) da PM, além de policiais civis de Delegacias Metropolitanas.

Fonte: ASCOM - SSP/SE

2 de dezembro de 2008

MANIFESTAÇÃO DE PROFESSORES EM FRENTE À PREFEITURA DE ARACAJU MARCA DIA DE PARALIZAÇÃO NESTA QUARTA

Os professores da rede pública de aracaju estarão mobilizados em um dia de paralisação nesta quarta-feira, 03, com ato de manifestação em frente prefeitura municipal, a partir das 9h. O objetivo é pressionar um diálogo com o Prefeito para que esteja em discussão com a categoria as negociações do piso salarial profissional nacional (PSPN). Após a paralisação, uma nova assembléia será realizada na quinta-feira, 04, às 14h30 na sede do Sindipema para avaliação do movimento. Caso não haja andamento nas discussões com os gestores, está agendado para o próximo dia 9 um indicativo de greve, que deverá trazer sérios transtornos para os alunos, principalmente, quanto ao não fechamento do ano letivo da rede municipal. Ao todo, são cerca de dois mil profissionais interessados em garantir a aplicação do piso salarial .

1 de dezembro de 2008

Presos tentam escapar da delegacia de homicídios

Policiais civis conseguiram interceptar uma fuga por volta das 9h30 da manhã desta segunda-feira, dia 1º, na Divisão de Homicídios, no conjunto Orlando Dantas, em Aracaju. Treze presos da cela um aproveitaram o banho de sol no pátio da unidade policial, quebraram dois vergalhões da caixa de proteção do ar-condicionado do cartório e usaram os materiais para escavar um buraco na parede.

Segundo o delegado Cristiano Barreto, três presos foram identificados e como não houve fuga e nem ameaças aos policiais eles não responderão por outro crime, mas em compensação, será acrescentado na ficha criminal dos acusados o relato policial da tentativa de fuga que, posteriormente, será remetido ao juiz criminal. A Divisão de Homicídios abriga atualmente 48 presos.

Fonte: SSP/SE

Taxista embriagado atropela animal e acaba detido na Plantonista.

De vítima à acusado. O taxista Lucivaldo dos Santos acabou detido nesta madrugada, 01, e conduzido à delegacia plantonista, após atropelar um animal na rodovia Estadual que dá acesso à praia de Atalaia Nova, município de Barra dos Coqueiros. Lucivaldo conduzia o seu táxi Corsa Classic, de placas IAE-7797, por volta de duas da manhã quando, de repente, se deparou com um cavalo na pista, atropelando-o. A princípio, o taxista foi mais uma vítima da falta de responsabilidade de quem deixa seus animais soltos às margens das Rodovias e da dificuldade que o poder público tem de recolhê-los e cobrar a responsabilidade a quem de direito.

Preocupado com o prejuízo, Lucivaldo acionou a seguradora do carro e os agentes da CPRV para o devido trabalho de perícia. Esqueceu apenas de um detalhe: que havia ingerido álcool além do permitido pela lei 11705(lei seca). Ao chegarem no local os policiais e os representantes do seguro perceberam visualmente o seu possível estado de embriaguês. Feito o teste do bafômetro ficou constatado que ele estava com 0,60 miligramas por litro de álcool no sangue. Ele só foi liberado após pagamento de fiança.