EM DESTAQUE

SERIA O FIM DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE EM SERGIPE? QUESTÃO DE ORDEM

Diante de um cenário de incertezas é possível mesmo que a Fundação Hospitalar de Saúde acabe? Porque? Isso acontecendo, como ficaria a s...

9 de maio de 2012

O voto como moeda corrente

O texto a seguir foi lido no quadro "OPINIÃO" do Programa "Liberdade Sem Censura", da Liberdade FM(99,7), desta quarta-feira,09. ACOMPANHE:

Em todo o processo eleitoral a história se repete. Muitos querem sempre tirar algum proveito. De um lado os pretensos candidatos em busca de votos. Diga-se de passagem, em busca de votos a todo o custo! Do outro, estão os eleitores, que por sua vez, acham que não devem ir às urnas apenas para exercer  a cidadania. Desta forma, o voto se transforma em moeda corrente. E logo aparecem os metidos a espertos e saem comprando voto por voto até conseguir ganhar a eleição.
Quem pensa que todo este esquema asqueroso, repugnante e duentio funciona apenas no dia do pleito está enganado! A coisa é montada bem antes!!!! E é pior ainda no interior do Estado. O fato de um vereador,  prefeito, ou, mesmo uma liderança política qualquer ajudar a um "pobre de cristo" a seguir para o hospital numa ambulância do município, já é motivo pra se saber o nome da vítima e colocá-la numa lista com o número do título de eleitor. Já dando a entender que a viagem de ambulância a unidade hospitalar está condicionada a um voto nas eleições. É a chamada "indústria das ambulâncias". Gestores públicos que ao invés de cumprirem com as suas obrigações, iludem os moradores da cidade como se estivessem fazendo algo extraordinário. Não!!!! Levar você, meu amigo, de ambulância a um hospital ou clínica é obrigação do prefeito!!! Se receber o apoio de um vereador, é obrigação dele também!!! Essa conta você já paga com os seus impostos. É direito seu!!
Você quer ver coisa é no atendimento do TRE, nos mais diversos locais de transferência de título eleitoral. Ah!!! Aí é que aparecem os espertalhões! Negociam o voto por qualquer coisa mesmo as eleições estando ainda tão longe. Oferecem de tudo! Até se prontificam a levar os eleitores aos cartórios. Prometem emprego, dinheiro, utensílios para o lar, enfim! Tudo para se apropriar daquele votinho transferido. Mas, e a justiça o que faz? Bom, pelo menos, nos municípios de Carmópolis, Japaratuba e Pirambu, a situação parece tomar um rumo diferente. Pois nestas cidades, a justiça já fez um levantamento onde aparecem cerca de 400 pessoas sob suspeita de fraude eleitoral. Gente que, no mínimo, estranhamente, decidiu mudar o domicílio eleitoral. Possivelmente, com a intenção de obter alguma vantagem dos pré-candidatos interessados. As declarações foram feitas pelo próprio juiz eleitoral da região, Rinaldo Salvino Nascimento, onde afirma que, se comprovadas as denúncias, podem resultar em prisão. Mas, prisão de quem? Do corruptor ou do corrompido? Pois é, na maioria das vezes é o eleitor quem leva a pior. E pra quem não acredita nessa possibilidade é melhor não pagar pra ver, pois, este mesmo magistrado já condenou um eleitor em Canindé de São Franciscon a 4 anos e meio de prisão.
Mesmo sob o risco de ir ou não pra cadeia, o eleitor deve pensar bem qual futuro ele quer para ele e pros filhos? E mais! Este mesmo corrupto que compra o seu voto não terá compromisso com a sua cidade. Quando você for em busca de ajuda ele certamente vai virar as costas. Mas, antes, seguramente, vai lhe dizer: não lhe devo nada! O seu voto eu já comprei.

Pense nisso!

EVENILSON SANTANA*
Radialista, Administrador. Gestor em Comunicação Empresarial e Especialista em Marketing. Apresentador dos programas "Liberdade Sem Censura", da Liberdade FM, em Aracaju e "Dia a Dia", da Ouro Negro FM, em Carmópolis/SE. 

Nenhum comentário: