EM DESTAQUE

SERIA O FIM DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE EM SERGIPE? QUESTÃO DE ORDEM

Diante de um cenário de incertezas é possível mesmo que a Fundação Hospitalar de Saúde acabe? Porque? Isso acontecendo, como ficaria a s...

30 de novembro de 2008

Pirambu: transição começa na segunda-feira

O prefeito eleito de Pirambu, José Nilton (PMDB), reuniu integrantes da sua equipe de transição para anunciar que os trabalhos iniciarão na próxima segunda-feira (1º). A intenção é buscar informações sobre os programas, convênios, contratos, receitas e despesas do município, com o objetivo de manter a continuidade dos serviços públicos locais a partir de 1º de janeiro de 2009.

“Vamos atuar de forma técnica. Nossa intenção é evitar que haja prejuízos nos serviços prestados pela prefeitura à população. Sabemos das dificuldades que Pirambu passou nos últimos meses, mas iremos trabalhar de forma incansável para sanar todos os problemas e gerar políticas públicas que tragam melhoria à qualidade de vida da população”, frisou José Nilton.

O prefeito eleito disse que não pretende anunciar agora os nomes do secretariado. Segundo o peemedebista, esse anúncio só deve acontecer após ele ter conhecimento de toda a situação financeira do município.

“Vamos montar uma equipe de acordo com a capacidade financeira da prefeitura. É possível, a depender do quadro, que iniciemos a gestão com um número mínimo de secretarias, e só depois de um choque de gestão, com o enxugamento de gastos, é que montaremos toda a equipe. Neste momento vamos agir com cautela”, avisa José Nilton.

Fonte: Divulgação Assessoria

PAPAI NOEL DA PREFEITURA DE ARACAJU CHEGA NESTA SEGUNDA

O PREFEITO DE ARACAJU, EDVALDO NOGUEIRA, IRÁ PARTICIPAR DA CHEGADA DO PAPAI NOEL NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 1º DE DEZEMBRO, ÀS 17 HORAS, NO CALÇADÃO DA JOÃO PESSOA, CENTRO COMERCIAL. A PROGRAMAÇÃO MARCA A ABERTURA OFICIAL DO PROJETO NATAL DE LUZ 2008, PONTO DE PARTIDA DAS COMEMORAÇÕES DO DE FINAL DE ANO EM ARACAJU. A SOLENIDADE É REALIZADA TAMBÉM COM A PARCERIA DO BANCO DO ESTADO DE SERGIPE (BANESE) E CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE ARACAJU (CDL).

Fonte: SECOM P.M.A.

27 de novembro de 2008

Venda casada: MPF/SE obtém sentença contra a Caixa

A Caixa Econômica Federal (CEF) não pode mais obrigar o consumidor a contratar o serviço de corretagem na compra direta de imóveis de sua propriedade. Além disso, a instituição terá que ressarcir aqueles que pagaram pelo serviço entre os anos de 2004 a 2007. É o que determina a sentença proferida pela juíza federal Telma Maria Santos no dia 20 de novembro atendendo a um pleito do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) em ação civil pública.

A Caixa vinha exigindo em seus editais que a compra fosse obrigatoriamente intermediada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci/SE). Segundo os contratos firmados, o interessado deveria realizar o pagamento de 5% do valor da transação a título de caução. Deste montante, 2% destinava-se ao Creci/SE, para cobrir as despesas do convênio firmado com a CEF, e 3% eram repassados ao corretor responsável pela venda.

Acatando o entendimento do MPF/SE de que tal prática configurava venda casada, conduta expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, a sentença determinou que a Caixa, no prazo de 90 dias, retire de seus editais esta exigência, sob pena de multa diária no valor de dois mil reais. O banco também foi condenado a, juntamente com o Creci/SE, a ressarcir os danos causados aos consumidores que adquiriram imóveis através de venda direta e pagaram pelos serviços de corretagem entre 2004 e 2007.

O número da ação civil pública é 2007.85.00.004481-6.

Fonte: ASCOM PRSE-MPF

Professores da rede municipal paralisam as atividades na próxima quarta

Os professores da rede de ensino de Aracaju paralisam suas atividades na próxima quarta-feira, dia 03. O objetivo é provocar um diálogo com o Governo Municipal para negociar como se dará a implantação da lei nº 11.738/ 2008, a chamada lei do Piso, para o professorado aracajuano. Nesse mesmo dia, a categoria vai estar concentrada a partir das 9h em frente à Prefeitura Municipal - Centro Administrativo Aloisio Campos - Conjunto Costa e Silva - para pressionar que esse contato aconteça.

A decisão foi resultado de uma assembléia realizada na manhã desta quinta-feira, 27, na sede do Sindipema, onde o professorado decidiu por unanimidade por esse comando de mobilização. Após a paralisação, uma nova assembléia será realizada na quinta-feira, 04 para poder avaliar o movimento. Caso não haja andamento nas discussões com os gestores, está agendado para o próximo dia 9 um indicativo de greve, que acarreta no não fechamento do ano letivo da rede municipal. Ao todo, são cerca de 2 mil profissionais interessados para garantir a aplicação do Piso Salarial .

Segundo a presidente do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), professora Maria Elba da Silva, a categoria precisa lutar pelo Piso Salarial Profissional Nacional - PSPN. "A Lei do Piso já é lei. É preciso sentar com os gestores públicos para ver quem, como e quando vai ser pago esse adicional que é de direito aos professores. É a valorização do magistério", destaca dizendo que enquanto não houver uma discussão para saber pelo menos o que o prefeito está pensando, vamos estar nos mobilizando para vencer essa luta.

A professora completa que "a mobilização tem como foco fazer com que as autoridades competentes sentem à mesa e deixem claro sobre a quem de direito tem o benefício e como eles pretendem fazer. Até agora não houve nenhum contato, e no entanto, está bem próximo. A medida deve valer a partir de 2009. A categoria acredita que é preciso pressionar o governo para que faça valer para todos os professores, considerando que há um plano de carreira formulado no nível médio".

Lei do Piso

A lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008 é um projeto que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. A lei regulamenta o piso salarial profissional nacional em R$ 950 para os profissionais do magistério público da educação básica, ou seja, o ensino médio, na modalidade Normal.

O piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais. Pelo menos 2/3 do valor deve ser repassado a partir de janeiro de 2009.

Fonte: ASCOM SINDIPEMA

26 de novembro de 2008

CHUVA DE GRANIZO NO INTERIOR DE SERGIPE

Moradores do povoado Junco, distante 32 Km do Município de Poço Verde, afirmam que aquilo não foi uma chuva comum. Foi mesmo uma tempestade com granizo. O susto foi inevitável.

E não é estória...

Na tarde desta terça-feira, 25, por volta das 16h30, uma forte chuva com granizo provocou sérios estragos no povoado. De acordo com moradores a tempestade durou cerca de 50 minutos. Muita chuva e ventos provocaram o destelhando de muitas casas. Junco está sem energia elétrica desde ontem devido à queda de um poste na região.
A defesa civil estadual foi acionada e os técnicos visitaram o local. Ainda não se tem informações completas sobre o tamanho dos estragos.

PREVISÃO DO TEMPO:

É, e pelo visto, segundo a meteorologia, na região Sudueste do Estado, existe a possibilidade de chuvas convectivas com granizo, em áreas isoladas, que devem acontecer durante o verão.

Fonte: Overland Amaral (Serviço de meteorologia/SE)

25 de novembro de 2008

PC investigará acidente que matou quatro pessoas durante a montagem de uma árvore de natal

A Superintendência da Polícia Civil designou a delegada Thereza Simony, titular da Delegacia de Turismo, para presidir o inquérito policial que vai apurar o acidente que matou quatro operários durante a montagem da maior árvore de natal do mundo, em Aracaju.

De acordo com a delegada, o resultado da perícia que vai apontar as causas do acidente será fundamental para apontar se houve ou não imprudência ou imperícia na montagem da árvore. Paralelo ao laudo pericial, serão ouvidos representantes da Energisa e funcionários das empresas contratadas para erguer o símbolo do natal sergipano. O inquérito fica pronto em 30 dias.
A árvore de mais de 110 metros de altura caiu por volta das 15 horas desta segunda-feira, dia 24, matando os operários Fábio Melo, Fred dos Santos, Anselmo de Almeida e Cledvan Alves Andrade e ferindo mais nove pessoas.

Fonte: ASCOM SSP

OAB/SE vê inconstitucionalidade em Fundações

As Leis Estaduais que criaram as Fundações Públicas para administrar os hospitais públicos de Sergipe serão questionadas judicialmente pela OAB/SE.
As Fundações Públicas de Direito Privado foram criadas recentemente pelo Governo do Estado através de Leis Estaduais aprovadas pelo Poder Legislativo de Sergipe, com o objetivo de administrar os hospitais públicos mantidos pelo Governo do Estado.
No entendimento da OAB/SE, há inconstitucionalidades quanto ao regime jurídico estabelecido, naquelas Leis, para contratação de pessoal. Para a OAB/SE, os contratos de servidores destas Fundações devem estar atrelados ao regime jurídico dos servidores: estatutário. E não regido pela Consolidação das Leis Trabalhadores (CLT) como admitem as Leis que criaram as referidas Fundações.
O parecer é do conselheiro Maurício Gentil, aprovado pelo Conselho Seccional em sessão ordinária realizada na noite de ontem. Diante da inconstitucionalidade, a OAB/SE adotará providências para questionar as respectivas leis em ação direta de inconstitucionalidade a ser ajuizada junto ao Supremo Tribunal Federal.



Fonte: ASCOM OAB/SE

MORRE A QUARTA VÍTIMA DO ACIDENTE DA ÁRVORE DE NATAL EM ARACAJU

A entrada do corpo da quarta vítima do acidente que chocou o Estado e foi destaque em todo o país, foi registrada no Instituto Médico Legal por volta das 22h desta segunda-feira, 24. Cleidivan Alves Andrade, 26, ainda saiu consciente na cena trágica, mas, assim que chegou no Huse (Hospital de Urgência de Sergipe), teve uma parada cardiorespiratória, foi entubado, e levado às pressas ao Centro Cirúrgico inconsciente. Agora à noite não resistiu e faleceu.

24 de novembro de 2008

MAIOR ÁRVORE DE NATAL DO MUNDO CAI , MATA 3 PESSOAS E DEIXA UMA GRAVIMENTE FERIDA EM ARACAJU

Por volta das 15h30 de hoje, 24, a maior árvore de Natal do mundo, segundo o Guines Book, localizada na praia 13 de julho, em Aracaju/SE, veio ao chão. No ano pasado ela foi erguida com 110m de altura. Para este ano, a meta seria bem maior, em torno de 160m. A reininauguração seria feita nesta próxima sexta-feira.

As causas do acidente ainda não foram confirmadas oficiamente pela Energisa-Empresa Energética de Sergipe, responsável pela instalação da árvore. Na hora da queda, quatro operários, dois deles funcionários de uma loja de material elétrico e dois da Engetel(prestadora de serviço da Energisa), estavam em cima da árvore e três deles acabaram morrendo no local. Um, morreu na hora. Dois deles ainda foram atendidos pelo SAMU e houve a tentativa de reanimação, mas, não resisitiram. A quarta vítima foi encaminhada ao HUSE (Hospitla de Urgência de Sergipe) em estado grave de saúde. A útima informação do Hospital é que apesar de sair do local consciente, o seu quadro clínico se agravou e ela chegou a ter uma parada cardiorespiratória, sofreu trauma abdominal e foi encaminhada ao centro cirúrgico. Ela foi indentificada com Cledivan Alves.
As vítimas que vieram a óbito foram identificadas como Anselmo de Almeida, Fred dos Santos e uma de pré-nome Fábio.

Segundo o assessor de Comunicação da Energisa, Augusto Aranha, o laudo sobre as causas do acidente só deve ser apresentado daqui a 30 dias e não quis confirmar qual seria a nova metragem da árvore.

FINAL DE SEMAMA VIOLENTO NAS RODOVIAS FEDERAIS EM SERGIPE. POLICIAL MORRE E CARRO DA SSP PEGA FOGO APÓS COLISÃO.

Neste final de semana 6 acidentes foram registrados nas Rodovias Federais que cortam o Estado de Sergipe deixando 14 feridos e um morto. Entre os feridos graves, uma criança de 5 anos. No sábado foi registrado apenas um e no domingo, cinco.

Neste acidente do sábdo um detalhe chamada a atenção. O condutor do veículo Opala, placas HZO-7137/SE, Isaías de Melo Silva, 31, evadiu-se do local do acidente sem prestar socorro à vítima de um pequeno caminhão(Agrale) que saiu levemente ferido. Minutos depois ele foi preso por policiais rodoviários federais e encaminhado à delegacia plantonista. O acidente ocorreu às 15h na altura do Km 5,5, BR 235.

Dentre os acidentes mais graves, um deles ocorreu na altura do KM 89, BR 101, município de Socorro(trevo de acesso ao município de Itabaiana). Uma colisão envolvendo uma motocicleta CG 150, placas DOW-9451/SP, conduzida por Robson Santos Siqueira, 35, e uma bicicleta. O condutor da bicicleta, que não foi identificado, saiu gravemente ferido. Robson sofreu ferimentos leves.

O outro ocorreu por volta das 8h30, na altura do Km 17, BR 235, próximo a Fazenda Boa Luz, entre n. s. do Socorro e Laranjeiras. Um veículo Siena da SSP/SE, conduzido pelo policial civil Antônio Carlos da Silva, conhecido como "da Barra", colidiu transversalmente com uma S10, placas KLT-4955, conduzida por Gilmar Carvalho dos Santos. O policial era um único que estava no Siena e acabou morrendo. Após a colisão o carro pegou fogo. Entre os passageiros da S10, a vítima com ferimentos graves foi Evandro Nicolau de Carvalho, apenas 5 anos.

Nesta madrugada, uma queda de moto na BR 101, Km 62, 5, próximo ao município de Rosário do Catete, deixou uma pessoa com ferimentos graves identificada apenas como "Douglas", com ferimentos graves, Daniele da silva Santos, com ferimentos leves, que estva na garupa.

TOTAL até esta madrugada:

6 cidentes (1 no sábado e 5 no domingo).
14 pessoas feridas( 3 com ferimentos graves e 11 com ferimentos leves).
1 pessoa morta.

23 de novembro de 2008

Cabo da PM é preso acusado de integrar quadrilha de assaltantes e de tráfico de drogas


Cinco pessoas foram presas acusadas de fazerem parte de uma quadrilha de assaltantes que agia no Município de Boquim e região. Dentre os integrantes, um policial militar. A operação foi coordenada pela Delegada de Boquim, Rosana Freitas, com o apoio da Delegacia de Riachão do Dantas. Os trabalhos foram iniciados na quinta-feira passada, 20, quando quatro mandados de prisão e de busca e apreensão começaram a ser cumpridos e só foram concluídos no final da sexta-feira, após depoimentos das vítimas. Na casa do policial militar, no povoado Cipó, vários objetos sem notas fiscais foram encontrados, como: televisor, celulares, liquidificador, botijão, lençóis e uma revólver calibre 38 municiado, sem registro. A esposa do PM não estava na lista dos mandados de prisão, mas, foi presa em flagrante acusada de receptação. A polícia acredita que a quadrilha também esteja envolvida com o tráfico de drogas na região.

Foram presos: José Nerisvaldo dos Santos, 43, (ex-presidiário); Fernando Silva Santos, 25; Wesley Guimarães Santos,19; Edvalda de Jesus Silva(esposa do militar) e o cabo da PM Wellington José dos Santos. Segundo a Delegada Rosana Freitas, ele á acusado de fornecer armas e transportes para a quadrilha agir na região. Ele está custodiado no presídio Militar em Aracaju enquanto os demais integrantes, na delegacia de Boquim.

Acompanhe a entrevista que fiz com a delegada Rosana Freitas.


21 de novembro de 2008

Exemplo de SUPERAÇÃO. E você, pare de reclamar da vida!


O blog sugere este vídeo para uma boa reflexão no fim de semana. Assista ao vídeo até o final e você entenderá.

Motoneta faz vítimas na Visconde de Maracaju

MARIA VALDETE DE SOUZA SANTOS, 66, foi atropelada agora a pouco na Avenida Visconde de Maracaju, zona norte de Aracaju, por uma dessas motonetas de "50 cilindradas", marca Shineray, conduzida por DIOGO MONTEIRO DOS SANTOS, 39. Duas viaturas do Samu e mais uma equipe da Guarda Municipal estiveram no local para dar assitência às vítimas. O trânsito ficou lento por causa da aglomeração de curiosos. D. Valdete sofreu escoreações nos braços e há suspeita de fratura em uma das pernas. Já Diogo, apresentou suspeita de fratura na clavícula. Segundo ele, descia pela avenida, sentido centro da cidade, quando a mulher atravessou inesperadamente sem lhe dar chances de desviar a motoneta. Ambos foram levados para o HUSE(Hospital de Urgência de Sergipe) e passam bem.


Procuradoria Regional Eleitoral requer afastamento imediato de Sérgio Góis

O procurador regional eleitoral Paulo Gustavo Guedes Fontes endereçou ontem, 19 de novembro, petição à juíza Iolanda Guimarães, observando que o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Sérgio Góis, ainda não se afastou do cargo, apesar de ter sido cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no dia 20 de outubro. Paulo Guedes argumentou que, segundo a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cumprimento desse tipo de decisão deve ser imediato. Além disso, o vereador não obteve sucesso nos embargos de declaração que apresentou ao TRE, que foram rejeitados.

"Não entendo o porquê da demora. Pode estar ocorrendo crime de desobediência", declarou o procurador. A juíza Iolanda Guimarães determinou que um ofício fosse expedido ao vice-presidente da Câmara, para que dê imediato cumprimento à decisão. O vereador Sérgio Góis teve o mandato cassado por infidelidade partidária.

Fonte : ASCOM-PRSE

19 de novembro de 2008

Carro é furtado em vaga de parquímetro

Mais uma daquelas situações que nos deixam com uma pulga atrás da orelha. Imaginemos a seguinte situação: O cidadão(ã) deixa o seu carro estacionado numa dessas vagas do parquímetro no centro de Aracaju. De repente, alguém decide furtar o seu carro. E aí, como fica a situação? Pois é! Foi exatamente o que aconteceu com o proprietário do veículo Fiat Uno, de cor grafite, placas plociais HZM-9770. Ele deixou o seu veículo estacionado ontem à tarde, 18, em uma das vagas do parquímetro no Centro da cidade. Saiu para tratar de assuntos particulares e, ao retornar, não mais o encontrou. Bom, fica a pergunta: Será que ele tem direito de acionar na justiça a Varca Escartena? (Empresa detentora de explorar este serviço aqui na cidade).

Como se já não bastassem outras polêmicas em torno deste assunto, (licitação, por exemplo), este é mais um a ser questionado.

Será que alguém tem resposta pra esta situação? Acho que é uma reflexão interessantes para juristas e magistrados, não?

18 de novembro de 2008

QUASE DEZ MIL ROUBADOS BEM VIZINHO AO QUARTEL CENTRAL DA PM

Por volta das 8h desta terça-feira, 18, dois homens, um deles armado com revólver, roubaram uma loja de aparelhos celulares, a UNICELL, localizada na rua Itabaianinha, esquina com Estância. Segundo o dono da loja, Fabiano, assim que ele abriu o estabelecimentoos os bandidos, que se passaram por cleintes, entraram, quando um deles mostrou o revólver cintura e anunciou o assalto. Pediram para que ele colocasse dez aparelhos novos, de várias marcas, numa bolsa e saíram correndo. Segundo Fabiano, eles fugiram num veículo importado de cor escura. Policiais da primeira CIA do oitavo Batalhão de Polícia Militar fizeram várias buscas, mas, não conseguiram localizar os bandidos.

Um detalhe: A LOJA FICA A MENOS DE 150m DO QUARTEL CENTRAL DA PM. Segundo o proprietário, com os aparelhos roubados o prejuízo calculado é de cerca de 3 mil reais. Disse também que no ano passado já foi vítima de outro assalto neste mesmo local.

OUTRO ASSALTO À LUZ DO DIA

Também nas primeiras horas da manhã de hoje, no Loteamento São Brás, em Nossa Senhora do Socorro, a Casa de Material de Construção São José, foi visitada por dois homens armados numa motocicleta FALCON, de cor preta. O valor levado pelos bandidos não foi revelado.

Fotos: EVENILSON SANTANA

17 de novembro de 2008

COXINHA, DOQUINHA E A PIRATARIA

"Minha autarquia", "minha potência", "Vai te embora carniça..." Palavras aparentemente comuns, mas, que ganham graça na hora em que um boneco cearense abre a boca para prounciá-las. "Coxinha", como ficou conhecido, passou a ganhar uma notoriedade impressionante!

Mas, a que, ou quem, se deve todo este sucesso?

Para quem tem a velha antena parabólica e que sempre teve a curiosidade de acompanhar o programa "Nas garras da patrulha", não deve ter estranhado quando os bordões citados acima começaram a circular aqui em Aracaju/SE. Ôpa! e para quem não tem o satétilete? como então começaram a assimilar tal graça? Simples: PIRATARIA. Pois é! Alguém decidiu copiar em DVD(daqueles que são vendidos em vários pontos da cidade a R$ 3,00 ou R$ 5,00) e comercializar. Isso mesmo! Não desemerecendo as outras estratégias e trabalhos realizados pela turma, mas, que a Pirataria ajudou, ah! isso não se pode negar, né? Eu achava incrível quando passava em frente ao prédio do INSS(Centro de Aracaju) e via as pessoas paradas acompanhando os episódios exibidos numa 14 polegadas. E, depois, em vários ambientes, muita gente já se identificava com os personagens. Principalmente o tal do "Coxinha", que tem como uma de suas principais características, de forma engraçada, claro, a "falsidade". Aquele que na frente do "amigos" fala uma coisa", e, assim que ele dá as costas, muda todo o discurso. O boneco ganha vida na voz de Hiran Delmar.

Pois é. A "carniça" da PIRATARIA dando uma forcinha para "Coxinha". Aliás, muitos outros artistas começaram a ganhar destaque nacional desta forma, frise-se.

A propósito, dá uma conferida no spot que gravei para a RD produções sobre o show de Coxinha e sua turma aqui em Aracaju.


O portal da Ligue TV traz uma matéria completa sobre a presença dessa turma em Aracaju, no Bar Coqueiral, nesta quarta, 19.

Confira: http://www.ligtv.com.br/ag/63/quarta-do-riso-coxinha-e-doquinha-no-bar-coqueiral-.html

16 de novembro de 2008

PM'S SÃO ACUSADOS DE VIOLÊNCIA DURANTE AÇÃO EM DELEGACIA

O comandante geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe, coronel Magno Silvestre, anunciou na tarde desta sexta-feira, dia 14, durante entrevista coletiva, a abertura de Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar supostos exageros por parte de policiais militares do 6º Batalhão, em Estância, durante uma operação de revista deflagrada na quarta-feira, dia 12, nas delegacias dos municípios de Cristinápolis e Santa Luzia do Itanhy. Magno informou, também, que os treze militares acusados foram afastados de suas funções e ficarão detidos no Quartel Central da PM, à disposição do coronel corregedor Agnaldo Edson Ramos Ferreira, responsável pelo IPM. Foi comunicado, ainda, que o tenente-coronel Iranildo Campos de Santana, foi afastado de imediato após os fatos de suas funções de comandante do 6º Batalhão.

Os militares acusados faziam parte do Grupamento Especial de Ações Táticas (GEAT), que vinha atuando no interior do Estado no combate a criminalidade. Segundo informações do comando da PM, eles tiveram na data do episódio, autorização dos delegados das unidades da Polícia Civil dos dois municípios, para que fosse efetuada uma revista de rotina, com o intuito de evitar fugas ou rebeliões.

Depois de concluído, o inquérito policial militar será encaminhado para a Justiça Militar, onde será analisado se houve crime militar ou comum. Havendo a comprovação de crime militar os policiais serão julgados pela Justiça Militar. Caso seja constatada a incidência de crime comum, o inquérito será enviado para o Poder Judiciário, que será responsável pela a apuração e as possíveis punições, caso seja identificado algum tipo de ação equivocada.

Fonte: SSP

PRAZO PARA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS RURAIS É PRORROGADO ATÉ 12 DE DEZEMBRO

O Banco do Nordeste informa que o prazo de adesão para a renegociação de dívidas rurais foi prorrogado para o dia 12 de dezembro. Os clientes interessados devem solicitar o termo de adesão disponível nas agências do Banco ou na seção “Renegociação de Dívidas” no portal http://www.bnb.gov.br/. Desde a promulgação da Medida Provisória 432 (convertida na Lei 11.775), o BNB já renegociou mais de R$ 277 milhões em crédito rural, beneficiando 71 mil clientes e perfazendo um total de 109.747 operações. Entre os benefícios da Lei 11.775, estão a ampliação de prazos para pagamento, redução dos encargos por atraso e descontos em caso de liquidação antecipada dos débitos. Para agilizar o processo de adesão, o Banco promove ações de divulgação junto aos produtores e as entidades parceiras com o objetivo de esclarecer as vantagens da renegociação para clientes com operações enquadráveis na referida Lei.
Oportunidade - “A Lei 11.775 é uma excelente oportunidade para produtores rurais, que passaram anos à margem do sistema financeiro, terem de volta o acesso ao crédito e retomarem suas atividades”, ressaltou o gerente do Ambiente de Recuperação de Crédito do BNB, Edílson Ferreira. Ele esclarece que o Banco tem até o dia 30 de dezembro para formalizar os contratos, mas ressalta a necessidade de os clientes assinarem os termos de adesão dentro do novo prazo estabelecido.



Fonte: Ascom BNB

14 de novembro de 2008

FOTOS FORTES! MENTOR DE CRIME DO CALUMBI É MORTO POR POLICIAIS



Carlos Eduardo Santos, de 23 anos, foi morto nesta madrugada, 14. De acordo com as investigações, ele estava sendo procurado pela polícia acusado de ser um dos executores e o mentor do crime que chocou a sociedade sergipana, no Povoado Calumbi, Município de Socorro, na semana passada. Segundo a nota da SSP, ele estaria fortemente armado e escondido no interior sergipano. Confira a nota e estas fotos, EXCLUSIVAS, do nosso blog. Aliás, Ainda neste fim de semana, informações e fotos exclusivas dos outros suspeitos foragidos. Aguardem!!!!

NOTA DA SSP:

Lider da quadrilha que assassiinou sargentos da PM morre em troca de tiros

O mentor e um dos executores do assassinato dos sargentos da Polícia Militar Roberto Lima Pereira e Adilson Ferreira morreu na madrugada desta sexta-feira, dia 14, na zona rural do município de Malhador, distante 49 km de Aracaju, em uma troca de tiros com as Polícias Civil e Militar. Carlos Eduardo dos Santos, 23 anos, estava armado com uma escopeta calibre 12, um revólver calibre 38, munições e uma faca.
Segundo informações do comandante geral da Polícia Militar, coronel Magno Silvestre, quando o acusado percebeu a chegada da polícia, disparou três tiros contra os policiais, que responderam na mesma moeda. Na ação, Carlos Eduardo foi atingido e morreu a caminho do Hospital João Alves Filho, em Aracaju. A delegada Danielle Garcia, confirma que o acusado planejou a morte dos militares e o roubo ao restaurante o “Pirão”, no povoado Calumbi, em Nossa Senhora do Socorro.
Segundo a delegada, testemunhas confessaram em depoimento, que assim que matou o sargento Roberto Lima, o acusado arrastou o corpo até o meio do bar, deu-lhe vários chutes, revistou os bolsos do policial e falava com satisfação palavras que demonstravam superioridade: “eu não disse que você não era de nada” e “eu não disse que te matava, s...”. Danielle mencionou, ainda, que Carlos Eduardo é sobrinho da proprietária do estabelecimento comercial e que tem um histórico criminal de muita crueldade.
“Quando era delegada em Socorro o prendi várias vezes por roubo e estupro”, relatou Danielle, recordando que ele preferia roubar pessoas de condições econômicas muito baixas e que nesses assaltos; além de roubar as vítimas, ele também estuprava as mulheres das casas.
Até o momento foram presos, Rogério dos Santos, 21 anos, conhecido como 'Doca', Eduardo Batista dos Santos, 31, 'Muqueca', Eronaldo de Jesus, 21, 'Ninho’, e Cleverton dos Santos Azarias, 25, ‘Grande’. Este último foi preso em Jaramapaia, em Alagoas, a 45 km de Arapiraca. Os quatro presos foram encontrados com várias armas de fogo.

Justiça cancela Vestibular da UVA

O vestibular da UVA (Universidade Vale do Acaraú), que seria realizado neste domingo, 16, foi suspenso pela juíza da 18ª Vara Civel, Elvira Maria de Almeida. A medida foi divulgada nesta quinta, acatando a solicitação feita pela Federação dos Estabelecimentos de Ensino de Sergipe.

Segundo a Federação, a UVA estaria desde 2000 atuando ilegalmente no Estado e estaria autorizada apenas a concluir as turmas iniciadas em Sergipe. A universidade oferece os cursos de Pedagogia, Biologia, História, Educação Física e Geografia.


Ainda cabe recurso da decisão. A universidade ainda não foi notificada sobre a proibição do processo seletivo.

Confira detalhes do processo :

Número
200811801818

Competência
18ª VARA CÍVEL

12 de novembro de 2008

HOMEM AFIRMA QUE COMPROU CARRO ROUBADO A UMA POLICIAL MILITAR

Por volta das 11h30 da manhã de hoje, 12, no quilômetro 104 da br-101, uma ação da Polícia Rodoviária Federal no município de São Cristóvão, resultou num processo de investigação que pode trazer novidades nas próximas horas. Um procedimento de rotina deixou os policiais intrigados depois que eles começaram a revistar um veículo corsa hatch, de placas JOW-8789, da Bahia, conduzido pelo representante comercial Isaac Santos da Silva. Os agentes verificaram que no cinto de segurança o ano de fabricação do veículo era 2003. Já no documento, o carro era de 2004. Ele também apresentava sinais de adulteração na numeração do chassi. Ao interrogarem o condutor os agentes descobriram que teria sido comprado por ele a uma policial militar há dois meses, em Aracaju. Durante a abordagem, ainda mais desconfiados, os policiais continuaram o processo de revista e depois que verificaram a numeração do motor no sistema geral da polícia, descobriram que ele pertencia a um outro corsa, com placas JPM-4273, também da Bahia. O veículo possuía registro de furto e roubo, desde 15 de julho de 2005. O documento do carro ainda está em nome de Epaminondas Baptista de Souza. ele chegou a ser contactado pelos policiais rodoviários federais e informou que o veículo teria sido vendido à revendedora Bremen, na Bahia. Ou seja: um carro completamente remontado.

O motorista não conseguiu explicar aos policiais rodoviários os motivos das adulterações da carro. Ele chegou a ser encaminhado, junto com o veículo, à delegacia especializada de roubos e furtos de veículos (DERFV), na capital. Isaac foi ouvido pelo delegado Thiago Leandro de Oliveira. Na delegacia ele voltou a confirmar o que já tinha dito aos policiais rodoviários federais: que teria comprado o carro a uma policial militar. Disse também que pagou parte do valor ( R$ 22 mil), mas que faltava pagar a outra parte para conseguir o recibo do carro e providenciar a transferência de titularidade do mesmo. A policial militar já foi identificada e deve estar prestando esclarecimentos à polícia. Aguardem mais informações...

EMPREENDEDORISMO EM DESTAQUE


Durante as atividades do Projeto “Semana Global” acontecerá na Associação Comercial e Empresarial de Sergipe – ACESE – no dia 17, segunda-feira, das 8 às 18 horas o I Fórum do Empreender. O Evento tem como objetivo promover a discussão da formalização das micro e pequenas empresas de Sergipe, bem como, estimular o desenvolvimento do Programa Empreender através da formação dos Núcleos Setoriais. A Semana Global do Empreendedorismo acontece em Aracaju entre os dias 17 e 23 de novembro e é coordenado pelo Conselho de Jovens Empresários – CJE, que também faz parte da ACESE.

Só em Aracaju estão previstas para acontecer mais de 150 ações envolvendo as 70 instituições inscritas para participar da programação no Estado. O evento fomentou na coordenação do Programa empreender, a necessidade de realizar o I Fórum do Empreender, de modo a levantar debates relacionados ao setor. Durante a manhã das atividades, os participantes poderão assistir a diversas palestras.

Entre os debates e palestras que acontecerão durante a manhã da segunda-feira como parte das atividades do I Fórum do Empreender estão ‘O Papel Social da Formalização’, cujo palestrante será o presidente da FACIASE e ACESE Lauro Vasconcelos. ‘O Crédito para Pequenas e Micro Empresas’ será tema da palestra do gerente do Banco do Brasil, Écio de Sousa Silveira. ‘As Questões Tributárias nas Micro e Pequenas Empresas’ e outros assuntos relacionados ao setor também serão debatidos durante o Fórum.

A programação prevista para acontecer durante a tarde envolve exposição e mostra dos Núcleos e trabalhos artesanais ligados ao Núcleo de Artesanato de Aracaju do Programa Empreender da ACESE. Também acontecerão sorteios de serviços das empresas que integram o Programa Empreender, mutirão dos Profissionais da Beleza: corte de cabelos masculinos e femininos; escovas e apresentação de produtos. O evento contará ainda, com a participação dos Núcleos dos municípios de Itabaiana e Porto da Folha.

Na opinião da coordenadora estadual do Programa Empreender, Lílian Mesquita, esta será uma grande oportunidade dos diversos núcleos participarem de atividades conjuntas e debaterem coletivamente, assuntos de interesse dos micro e pequenos empresários.

Os interessados poderão participar do Fórum gratuitamente, aproveitando a oportunidade para trocar experiências e ampliar a rede de negócios no seguimento de sua empresa. Para isso, é necessário se inscrever antecipadamente no local. Todos os participantes receberão certificado.

Fonte: ASCOM ACESE

Novas derrubadas na Aruana nesta quinta-feira

Mais 3 bares da Aruana deverão ser derrubados nesta quinta-feira, 13. Os proprietários já foram notificados e precisam desocupar a área até o final do dia de hoje. A derrubada está programada para às 5h desta quinta. Aguarde mais informações.

11 de novembro de 2008

ACUSADOS DE BALEAR O MAJOR TAVARES JÁ ESTÃO PRESOS

Integrantes de uma quadrilha de assaltantes são suspeitos de atirar contra o major da Polícia Militar Jorge Tavares de Jesus, 41 anos, no último dia 28 de outubro, em frente ao Ministério Público de Sergipe estão presos. Na época, o oficial da PM tentou evitar um assalto, mas foi alvejado com um tiro no rosto. As informações, apesar de preliminares, já foram confirmadas pela Divisão de Inteligência e Planejamento (Dipol) da Polícia Civil, que participou na troca de informações com a polícia do Maranhão e de Alagoas.

Segundo a polícia, trata-se de uma quadrilha envolvida em assaltos a postos de combustíveis, lotéricas e agências bancárias em Sergipe, Alagoas e Maranhão foi desarticulada no último dia 7, em São Luiz, capital maranhense. Foram presos Lucas Mateus Cardoso, Márcio Ferreira da Silva, Flávio Gomes Rosa e o sergipano José de Lima.

No momento da prisão, no Maranhão, os acusados apresentaram documentação falsa oriunda dos estados de Minas Gerais, Alagoas e Sergipe. Com a quadrilha foram apreendidos três carros e uma motocicleta, sendo uma Parati, um Pólo, um Corsa Sedan e uma CG vermelha. Este último veículo foi usado na tentativa de assalto que feriu o oficial da PM.

Em Aracaju, foi apreendida, nesta terça-feira, dia 11, no bairro Aeroporto, a motocicleta CG Twister de cor preta e placa KKG-8692, de Pernambuco, usada em mais de 15 assaltos a postos de combustíveis e “saidinhas” de banco na capital sergipana. A moto, que estava escondida na casa de José de Lima, ganhou reconhecimento da sociedade ao ser citada em várias notícias de assaltos na imprensa. A esposa do suspeito sergipano foi conduzida ao Cope para prestar esclarecimentos.

No último assalto cometido pela quadrilha em Aracaju, os acusados roubaram R$ 80 mil do posto de combustíveis Mecs, localizado na avenida Francisco Porto. A ação policial foi batizada, pelos agentes da Dipol de Sergipe, como “Operação Twister”.

Fonte: SSP

AÇÕES SIMPLES, RESULTADOS SIGNIFICATIVOS. QUALIDADE DE VIDA NO MARKETING SOCIAL


A FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA E O SESI FIRMARAM MAIS UMA ÓTIMA PARCERIA. ESTÃO POSSIBILITANDO NOS PRÓXIMOS DIAS, ATÉ ESTA QUINTA-FEIRA, 13, UM CURSO DE CULINÁRIA PARA APROVEITAMENTO DAS CASCAS DE ALIMENTOS E MELHOR UTILIZAÇÃO DOS NUTRIENTES. OS HORÁRIOS SÃO FLEXÍVEIS E O CURSO É DIRECIONADO PARA TODOS OS PÚBLICOS. E O MELHOR: É DE GRAÇA! O SESI, COM SUA ESTRUTURA ITINERANTE, ESTÁ MINISTRANDO AS AULAS NO ESTACIONAMENTO DA FACULDADE SÃO LUIS DE FRANÇA. OUTRAS INFORMAÇÕES, PELO (79) 3214-6300.
HORÁRIOS: 10h, 14h e 18h
ESCOLHA SEU HORÁRIO E PARTICIPE!

10 de novembro de 2008

Minuta específica dos baneseanos será negociada nesta quarta-feira

A reunião de negociação da minuta específica dos baneseanos (aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho - CCT), que aconteceria na última quinta-feira (6), foi remarcada pela diretoria do Banese para esta quarta-feira (12).

O Sindicato dos Bancários está organizando uma manifestação, com café da manhã, em frente ao Centro Administrativo do DIA. O objetivo é manter a categoria mobilizada como aconteceu durante a greve, fato que não acontecia há mais de 15 anos.

Fonte: Ascom-Sindicato dos Bancários

9 de novembro de 2008

C. S. P. C. aprova pedido de expulsão do delegado Paulo Bacelar

Depois de acompanharmos, nos bastidores, em contatos com algumas fontes, agora saiu a nota oficial, preliminar da SSP, sobre a prisão do Delegado Paulo Bacelar e o pedido de expulsão do mesmo da Polícia Civil do Estado. Acompanhe a nota da SSP... mais detalhes nesta segunda-feira, 10.


A Corregedoria da Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira, dia 7, o delegado Paulo Fernando Bacelar Bittencourt suspeito de envolvimento com uma quadrilha especializada em roubos e furtos de veículos na Grande Aracaju. A prisão temporária do delegado foi autorizada pela juíza da 9ª Vara Criminal, Jumara Porto, com base nas investigações da Corregedoria.

No início da manhã, policiais foram até a residência do delegado, mas não o encontraram. À tarde, ele se apresentou espontâneamente à polícia e foi encaminhado para as dependências da Academia de Polícia (Acadepol), onde permanecerá detido pelos próximos cinco dias. Esta não é a primeira vez que o delegado é investigado pela Corregedoria da Polícia Civil.

Em outro procedimento administrativo, o Conselho Superior da Polícia Civil acatou o parecer da Corregedoria e aprovou o pedido de expulsão do delegado. A decisão foi encaminhada ao governador Marcelo Déda, a quem cabe demitir servidores públicos.

De acordo com o superintendente da Polícia Civil, delegado Gilberto Guimarães, atualmente Bacelar não trabalhava em nemhuma delegacia e estava afastado disciplinarmente por 60 dias. “Mesmo que a prisão temporária se expire na próxima semana ele continuará afastado”, explicou.

As suspeitas sobre Paulo Bacelar foram intensificadas no último dia 16 de outubro com a prisão de André Silva Andrade, 29, flagrado com um veículo furtado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O preso deletou vários comparsas e confessou a participação do delegado e de um policial militar, identificado como subtenente Washington, que também foi preso nesta sexta-feira. Além dos dois policiais, também foram presos dois homens identificados como Israel e Paulo Baiano, conhecidos da polícia como ladrões de carro em todo o Estado.

7 de novembro de 2008

UM DOS FORAGIDOS DO DUPLO HOMICÍDIO DO CALUMBI

Uma dica foi dada pelo delegado Marcelo Cardoso(Diretor do COPE) na entrevista coletiva da última segunda-feira, 5, sobre um dos foragidos acusado de ter participado do duplo homicídio que culminou com a morte de dois sargentos da PM no último domingo no povoado Calumbi, em Nossa Senhora do Socorro. O delegado afirmou que um dos seis foragidos é bastante perigoso e... "participou de uma chacina em 2006 matando um casal e uma criança". Bom, não foi muito difícil resgatar informações sobre o fato. A pergunta é: Qual destes você acha que é?

Confira a matéria do Jornal Cinform sobre o fato ...

José Rogério da Conceição Almeida, vulgo "Negão", 24 anos; Michel Gomes de Jesus, o "Amarelinho", 21, e Diego de Moura Soares, vulgo "Fofão", 18 anos, foram presos acusados de envolvimento na chacina que aconteceu no Santa Maria.

De acordo com o delegado Joel Ferreira, da Divisão de Homicídio da Polícia Civil, responsável pela prisão, os acusados já confessaram a autoria do crime. Mais dois envolvidos ainda estão foragidos. A chacina aconteceu no dia 17 de fevereiro, na rua B-18. Os cinco suspeitos assassinaram brutalmente, a tiros, o casal Mônica Silva Santos e Fábio Santos, além de Maicon Silva Santos, de apenas oito anos.

A polícia informa que as vítimas, incluindo a criança, tinham participação no tráfico de drogas. A chacina também foi motivada por conta de uma rixa entre o "Fofão" e o Fábio. Uma semana antes dos assassinatos, Fábio apontou uma arma contra a cabeça do "Fofão" em uma seresta que estava acontecendo no bairro, explicou Joel Ferreira.

Segundo o delegado, "Fofão" e José Juarez dos Santos Filho, que se encontra foragido, foram os articuladores do crime e os responsáveis pelos disparos. Michel Gomes, que já teve passagem pela polícia sob a acusação de roubo à mão armada, facilitou o acesso dos comparsas ao interior da casa das vítimas. Já José Rogério, que já tinha sido preso por policiais da Delegacia de Turismo portando uma escopeta e um revólver calibre 38, participou da execução dando cobertura do lado de fora da casa.

As investigações continuam na tentativa de prender os outros envolvidos. O objetivo principal da polícia é prender José Juarez dos Santos Filho, ex-presidiário e considerado pelo polícia como elemento de alta periculosidade. Ele tem participação em diversos crimes no Estado e é apontado como autor de cinco homicídios.

SÃO CRISTÓVÃO E AS DÍVIDAS COM O POVO

Sabe aquela hora em que alguém lhe diz: "Ei! tenho duas notícias para você. Uma boa e uma ruim. Qual você quer primeiro?" Pois é, em mais um capítulo da novela São Cristóvão o prefeito promete regularizar os pagamentos dos salários atrasados, mas, anuncia demissões. Confira a nota...

Pagamentos

Depois de pagar os salarios dos servidores estatutários e celetistas referente ao mês de setembro, o prefeito de São Cristóvão, Jadiel Campos, anuncia o início da quitação dos salários de outubro, com a receita de novembro. Na próxima terça-feira, 11, a prefeitura começa a pagar o pessoal da educação e saúde. Em quatro meses, o prefeito tem de pagar sete meses de salários fruto dos atrasos na administração passada.

Demissão

Mas Jadiel terá muitos problemas a enfrentar na próxima semana. É que mais de 400 contratos temporários de serviços, julgados como irregulares ou sem validade, serão extintos no municipio, acarretando em afastamento das atividades trabalhistas. Muito vão recorrer à justiça. Jadiel disse que a medida visa enxugar a folha e pagar os salários dos efetivos e celetistas, confome prometeu ao juiz da comarca, Manoel Costa Neto.

6 de novembro de 2008

QUADRILHA DE TRAFICANTES É PRESA EM ESTÂNCIA... assista ao vídeo...


A operação foi realizada por volta das 5h30 da manhã de hoje, 06, em quatro locais diferentes, simultaneamente, no município de Estância. Segundo o delegado Fábio Pereira(no vídeo abaixo), que coordenou a operação, as investigações começaram há cinco meses na tentativa de desvendar dois crimes de homicídios. Hoje, A juiza Valéria Lazar expediu mandado de busca e apreensão nos locais investigados e conseguiu prender a quadrilha e apreender R$ 640, 00 em notas de pequeno valor, uma pistola calibre 380, vários chipes e aparelhos celulares, uma agenda com nomes de possíveis clientes, 60 pedras de crak já prontas para a venda e mais uma pedra da droga de aproximadamente 100 gramas, 5 papelotes de cocaína e outra grande porção misturada com veneno de rato(ácido bórico pó) para dar volume na hora de vender. Ainda segundo o delegado, a quadrilha era liderada pelo traficante conhecido como "Cheiroso", que segue os mesmos passos de seu pai, que se encotra na prisão, respondendo pelo mesmo tipo de crime. Ele, armado com a pistola, tentou fugir e se livrar da arma, mas, acabou sendo dominado. Além dele também foram presos: "Vaquerinho", "Leninha"(a única mulher do grupo) e "Dan". Este último foi apontado pelos comparsas como o responsável pela distribuição da droga no município e estava com uma passagem de ônibus com destino a Brasília. A operação contou com o apoio dos delegados de Estância, Itaporanga D'ajuda, Boquim e de mais 12 policiais civis.
Foto e vídeo: EVENILSON SANTANA

5 de novembro de 2008

Acidentes na Ponte Aracaju/Barra... nunca mais














Quase um ano sem acidentes na Ponte Aracaju/ Barra. Pelo menos, o último que presenciei(fotos exclusivas) foi registrado em 29 de novembro de 2007, uma tarde de quarta-feira.
Parecia brincadeira, mas, só eu, durante o ano, registrei quatro. Dois fatais e dois com vítimas com ferimentos graves. No último, dois jovens identificados como George Antônio dos Santos, 19 e Eleilson dos Santos Matos, 17
foram lançados para baixo da ponte. George, que conduzia a moto no sentindo Barra dos Coqueiros/Aracaju, perdeu o controle do veículo e os dois acabaram caindo. Eles foram socorridos pelo SAMU e Corpo de Bombeiros e encaminhados ao Hospital Nestor Piva, em Aracaju.
Só mesmo o chamado "pardal"(foto-sensor) foi capaz de conscientizar a mente e o bolso do condutor. Depois de sua instalação, reduzindo a velocidade na chamada "curva da morte" de 60 para 40 Km/h, não tenho visto mais acidentes trágicos por aqui. Espero que nunca mais!
Nas fotos(a primeira) uma v´tima fatal. Uma mulher que vinha na garupa de uma moto. Nas duas, logo abaixo, a história dos dois sobreviventes já relatada.

FOTOS: EVENILSON SANTANA(arquivo)

Serviço gratuito para advogados sergipanos

Segundo a OAB/SE, 653 advogados sergipanos estão recebendo, gratuitamente por e-mail, informações sobre as intimações e recorte digital. O serviço é chamado de OAB Recortes.

O serviço foi implantado pela OAB/SE no mês de agosto, especificamente no dia 11, na data dedicada ao Dia do Advogado, e se configurou como um presente da OAB/SE à classe dos advogados sergipanos.

O serviço é disponibilizado para todos os advogados adimplentes. Para ser beneficiado, o advogado deve atualizar seu e-mail na sede da OAB/SE, localizada à Travessa Martinho Garcez, 71, no Centro de Aracaju, e se cadastrar, gratuitamente, na OAB Recorte, acessando o site www.liber.adv.br.

Em breve, o cadastro poderá ser feito diretamente pelo site da OAB/SE – www.oabse.org.br – que estão em fase de reestruturação.

Fonte: Ascom-OAB/SE.

CRIANÇA É ENCONTRADA MORTA EM AÇUDE

As informações já foram confirmadas agora a pouco pelo IML. Uma menina de 6 anos foi encontrada morta em um açude no Povoado Campestre, município de Riachão do Dantas, distante 76 Km de Aracaju. As equipes do Instituto Médico Legal e de Criminalística acabam de ser acionadas para removerem o seu corpo. De acordo com informações do cabo Evandro, que estava de plantão na delegacia, a garota havia desaparecido desde o último domingo, 2. Várias buscas haviam sido feitas, inclusive nos tanques da região, mas, não tiveram êxito. Só hoje, por volta das 6h, a polícia foi novamente acionada para ir até o local onde a criança foi vista boiando em um tanque. Ainda segundo o cabo, a menina estava vestida apenas com uma blusa e há sinais de violência em seu corpo, porém, preferiu aguardar a avaliação da perícia técnica para saber se ela sofreu abuso sexual. Além dos indícios no corpo da menor, o policial informou também que ela mora muito longe do local onde foi encontrada.

Finalmente ... parece que desta vez vai

Finalmente parece que desta vez vai. Pelo menos é que se espera depois de mais uma nota divulgada na página oficial da Prefeitura Municipal de Aracaju (veja abaixo). O prefeito Edvaldo Nogueira, depois de cancelar a entrevista coletiva por duas vezes, em menos de duas semanas, deve mesmo falar sobre o plano de combate à dengue. Esta já é a terceira vez que a data é remarcada. E olhe que estamos na eminência de uma possível Pandemia ( epidemia que atinge grandes proporções), já prevista pelos órgãos de saúde que tratam do assunto. Confira a nota... de novo.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, realiza nesta quinta-feira, às 9 horas, uma coletiva para reapresentar o Plano Municipal de Combate à Dengue. A medida tem o objetivo de buscar o apoio da imprensa para conscientizar a população sobre a importância da mobilização social e de ações conjuntas com o poder público para evitar um novo surto da doença em 2009. O anúncio ocorrerá no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Apesar de ter sido lançado no último dia 26 de setembro pelo secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, a divulgação do plano não teve a abrangência necessária para envolver a sociedade civil em função do período eleitoral. Algumas das medidas já em andamento são o reforço às visitas domiciliares e a contratação de novos agentes de saúde e combate a endemias, com a efetivação de 509 profissionais que atuavam de forma terceirizada, e a realização de concurso (300 vagas) até o mês de dezembro.

Semelhantemente ao que ocorreu no primeiro semestre de 2008, as ações até o próximo ano vão se concentrar em sete vertentes: vigilância epidemiológica (responsável pela notificação e mapeamento dos casos); combate ao vetor; assistência ao paciente; integração com a atenção básica; ações de saneamento ambiental; educação em saúde, mobilização social e comunicação; e capacitação de recursos humanos.

Fonte: Ascom P.M.A.

Policiais da Radiopatrulha apreendem sete quilos de crack e pasta de cocaína

Militares da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp) prenderam em flagrante, na manhã desta terça-feira, 4, em Aracaju, Antônio Marcos Pereira, 28 anos, José Adailton Monteiro de Oliveira, 23, e Maria Ilda da Silva Leite, 34, sob a acusação tráfico de drogas.

Antônio Marcos e José Adailton estavam em uma Picape de cor cinza e placa JPH 1243, de Juazeiro-BA, quando foram abordados pelos militares. Com os suspeitos foram apreendidos dois pacotes contendo três quilos de crack, uma balança de precisão e seis munições de pistola calibre 380.

Através de informações passadas pelos suspeitos, a polícia chegou à casa de Maria Ilda, no bairro Santos Dumont, zona norte de Aracaju, onde encontrou mais quatro quilos de crack e pasta de cocaína. Acredita-se que o local servia como ponto de venda de drogas na região. Os três acusados foram encaminhados à Delegacia de Entorpecentes.

Fonte: SSP/SE

4 de novembro de 2008

CALOR HUMANO... Por onde anda o projeto "Mãe Canguru" da ex-Maternidade Hildete Falcão?


As últimas informações que circulam na saúde estadual dão conta de que dentro do plano de combate à dengue, a Maternidade será transformada numa espécie de "QCG" de combate à possível pandemia da doença.


Foto/arquivo: EVENILSON SANTANA