EM DESTAQUE

SERIA O FIM DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE EM SERGIPE? QUESTÃO DE ORDEM

Diante de um cenário de incertezas é possível mesmo que a Fundação Hospitalar de Saúde acabe? Porque? Isso acontecendo, como ficaria a s...

10 de dezembro de 2012

“Pelo amor de Deus, aprovem o Proinveste”, implora Laércio Oliveira

O Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste) voltou a pauta do jornalismo sergipano, mesmo já tendo sido reprovado na Assembleia Legislativa. Em entrevista ao Programa Liberdade Sem Censura, nesta segunda-feira (10), o deputado federal Laércio Oliveira (PR) avaliou a reprovação do empréstimo na Assembleia e voltou a defender a aprovação do projeto pela sua importância no contexto econômico e social. Laércio observou que as questões políticas não podem barrar o desenvolvimento do estado. Para o parlamentar, o povo não pode pagar pelo prejuízo ocasionado pela não aprovação do projeto.
“Eu acho que a gente deve separar o que é política e o que é desenvolvimento. Não podemos proibir o desenvolvimento de Sergipe acontecer por causa de questões políticas. Na minha opinião todos devem sentar a mesa, oposição e situação, e chegar a um entendimento, ou seja, fazer as amarras, como chamamos na política, aquilo que os deputados da oposição entendem que é necessário, e o governo ceder também pra que a gente possa ter o Proinveste reavaliado na Assembleia e aprovado. Acho que o povo é que não deve pagar a conta desse prejuízo que teremos com a não aprovação desse projeto”, observou.
Laércio reconheceu a legitimidade dos deputados em votar contra o empréstimo, mas observou que a decisão do parlamento estadual pode trazer grandes prejuizos sociais para Sergipe. Salientando que Sergipe foi o único estado a rejeitar o empréstimo, o parlamentar implorou aos deputados que reavaliem o projeto.
“Os deputados estão no seu direito legítimo, constitucional, que é o de avaliar os projetos que chegam aquela casa e decidirem votar a favor ou contra. E neste caso do Proinveste, é um programa de empréstimo colocado a disposição pelo governo federal com juros menores que os praticados normalmente. Pelo que soubemos, o projeto foi reprovado por que o governo do estado não teria passado as informações que os deputados solicitaram. Acho que ainda há tempo para se corrigir essas falhas, esses equívocos. Pela importância do projeto eu peço pelo amor de Deus que aprovem o Proinveste para fortalecer a nossa economia e o desenvolvimento do nosso estado. Todos os estados que tiveram o empréstimo colocado a disposição pelo governo federal aprovaram, menos Sergipe. Será que só Sergipe está certo ou os demais estados estão errados? É algo para se pensar”, questionou Laércio.
O projeto foi rejeitado pelo plenário da Assembleia no dia 05 de dezembro. Com a decisão dos deputados, o Estado está proibido de contrair empréstimos que totalizam R$ 727 milhões. O deputado Luiz Mitidieri (PMDB) e a deputada Conceição Vieira (PT), pertencentes à bancada governista estiveram ausentes no momento da votação. Diferente do bloco governista, todos os deputados da oposição se fizeram presentes à sessão que votou e reprovou o Proinveste.

Da Redação do Cajunews, com informações do Liberdade Sem Censura (Liberdade FM)

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens ao Deputado que olha para o desenvolvimento de sergipe,Os deputados deveriam voltar atrás dessa decisão.Amorim esta com medo do Governo obter aprovação com as obras e com isso atrapalhar na sua pretenção de chegar ao Governo.