EM DESTAQUE

SERIA O FIM DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE EM SERGIPE? QUESTÃO DE ORDEM

Diante de um cenário de incertezas é possível mesmo que a Fundação Hospitalar de Saúde acabe? Porque? Isso acontecendo, como ficaria a s...

10 de agosto de 2013

NOVENTA FILHOTES DE TARTARUGAS SÃO ATROPELADOS NA ORLA DE ARACAJU


Os filhotes de tartaruga foram literalmente pisados por veículos que passaram na Avenida Santos Dumont, na Orla de Aracaju, próximo ao Farol da Coroa do Meio, na Praia dos Artistas. Integrantes do Projeto Tamar recolheram as noventas tartaruguinhas mortas do meio da pista na manhã deste sábado, 10/08. Por sorte, duas que ainda estavam por entre os arbustos da praia não alcançaram o asfalto e conseguiram se salvar. Elas foram levadas para o Oceanário de Aracaju, também na Orla, e recebem os devidos tratamentos. Os filhotes são da espécie Oliva e podem chegar até 70 cm de casco. Segundo técnicos do Projeto Tamar, elas são muito comuns na Região Nordeste e têm como principal sítio de desova o Estado de Sergipe.

A explicação mais provável dos especialistas é de que, assim que a mãe as deixou, as tartaruguinhas deveriam ter seguido a direção do mar, como de costume, mas, podem ter sido induzidas pela luz artificial dos postes da localidade ou até mesmo do Farol. De acordo com a acadêmica de Biologia do projeto, Adélia Teles, o ideal era que no local, fossem utilizadas luzes especiais com menor intensidade, já que a área é dotada de infra-estrutura urbanística e não há  um monitoramento específico como ocorre em áreas de preservação a exemplo de Pirambu-SE.

FOTOS: EVENILSON SANTANA




Nenhum comentário: