EM DESTAQUE

SERIA O FIM DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE EM SERGIPE? QUESTÃO DE ORDEM

Diante de um cenário de incertezas é possível mesmo que a Fundação Hospitalar de Saúde acabe? Porque? Isso acontecendo, como ficaria a s...

11 de março de 2009

Ouça depoimento da mulher do caminhoneiro sergipano preso na operação Oxóssi da PF

Os policiais federais chegaram logo cedo na manhã desta quarta-feira, 11, numa casa, onde também funciona um bar, às margens da BR 235, município de Itabaiana, a 57 Km de Aracaju, (foto) para cumprir um mandado de Busca e Apreensão. A casa é de um caminhoneiro, José Luciano dos Santos, 50, que já está preso desde dezembro do ano passado, acusado pertencer a uma quadrilha de traficantes de pássaros silvestres com ramificações em alguns Estados da federação e até no exterior. Na casa foram apreendidos apenas documentos, que, segundo a PF, comprovam a participação do caminhoneiro no esquema. A mulher dele, a comerciante Jivanira da Mota Santos, admitiu que ele fez o transporte das aves, mas, negou que ele faça parte da quadrilha(ouça declarações dela na entrevista abaixo). Em Itabaiana os trabalhos da Polícia Federal foram coordenados pelo Delegado Daniel Horta.

A operação
A ação faz parte da Operação Oxóssi, nome de uma divindade africana tida como protetora das matas e passaros, que mobilizou em torno de 450 policiais federais em todo o país. Ao todo, segundo a PF, foram cumpridos 102 mandados de prisão e 140 de busca e apreensão nos estados de Sergipe, Pará, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Há procurados também em Portugal, Suíça e Republica Tcheca. As ivestigações começaram no início de 2008 e apontaram que os envolvidos chegavam a comercializar 500 mil animais por ano. Entre as espécies mais vendidas estão diversos tipos de aves, jibóias, onças- pintadas, veados-mateiros e macacos-prego. No Rio de Janeiro, o destino dos animais eram as feiras de Caxias/RJ, Honório Gurgel/RJ e Areia Branca/RJ.

Segundo a Polícia Federal, os suspeitos respondem por crime ambiental, receptação, contrabando e formação de quadrilha. Os presos estão sendo encaminhados para a Sede da PF do Rio de Janeiro para ser ouvidos.

Fotos e entrevista: EVENILSON SANTANA

Nenhum comentário: