EM DESTAQUE

SERIA O FIM DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE EM SERGIPE? QUESTÃO DE ORDEM

Diante de um cenário de incertezas é possível mesmo que a Fundação Hospitalar de Saúde acabe? Porque? Isso acontecendo, como ficaria a s...

10 de abril de 2013

ESTRAGOS DA REBELIÃO NO COMPAJAF CUSTARAM CERCA DE UM MILHÃO DE REAIS



Dando continuidade a discussão sobre a situação dos presídios sergipanos no Liberdade Sem Censura (99,7FM), com apresentação de Evenilson Santana, participaram na manhã dessa quarta-feira (10) no quadro “Entrevista”, a assessora jurídica da empresa Reviver, Sandra Melo, e representantes do Sindicado dos Agentes de Disciplina do Complexo Penitenciário Advogado Jacinto Filho (COMPAJAF), localizado no bairro Santa Maria.


Durante a entrevista Sandra Melo, apresentou para Evenilson Santana, diversas fotos que mostravam como ficou o COMPAJAF após a rebelião do dia 15 de abril de 2012, além de fotoa que mostravam também todo o trabalho de reforma que foi feito em 40 dias, pós rebelião e que custou aos cofres da Reviver R$ 1 milhão. Ela lembrou que são quase 200 pessoas trabalhando no COMPAJAF e que há uma grande preocupação de manter a tranquilidade para detentos e suas famílias no sentido de que o trabalho continue a se desenvolver em paz.


Questionada por Evenilson Santana sobre a utilização de ‘um mensageiro ou faxina’ dentro do COMPAJAF, Sandra Melo afirmou que esse tipo de pessoa é de extrema importância para dar mais segurança para os agentes que fazem a segurança do local. Ela afirmou que o mensageiro ou faxina (um detento), é escolhido criteriosamente pelos gestores de toda unidade prisional sergipana. “Esse pessoa é uma ligação entre os presos e os diretores do presídio. Eles entregam mensagens, refeições e outros serviços que facilita na segurança dos agentes prisional”, disse.

Ainda durante a entrevista, Sandra Melo, destacou o serviço de excelência do COMPAJAF e disse que em nenhum outro presídio de Sergipe os serviços oferecidos aos detentos são iguais ao que são realizados pela administração da Reviver. “Nossos detentos são tratados com dignidade. No COMPAJAF não existe superlotação, os detentos recebem quatro refeições por dia, roupa limpa, assistência médica, temos cursos de artesanato, além de ensino escolar para os que deseja estudar”, afirmou.
Já o presidente do Sindicato dos Agentes Educacionais do COMPAJAF, Antonio Luiz, disse que poderá acontecer uma greve entre profissionais. 

As principais reivindicações apontadas pela categoria foram relacionadas ao reconhecimento oficial dos agentes de disciplina e pelos 30% de periculosidade.
Diversos ouvintes participaram do Liberdade Sem Censura (99,7 FM) para debater as problemáticas que rondam os presídios sergipanos. No final da entrevista, a assessora jurídica Sandra Melo convidou Evenilson Santana para fazer uma visita ao COMPAJAF, mas pediu para que ele visitasse também visitasse os demais presídios sergipanos e pudesse em seguira fazer uma comparação entre a administração da Reviver e demais administradoras.

A problemática dos presídios sergipanos será debatida nos próximos Liberdade Sem Censura (99,7 FM). Até a próxima terça-feira (16) vamos exibir nas redes sociais e site da Rádio Liberdade FM 99,7, um vídeo EXCLUSIVO, que mostra cenas fortes da rebelião do COMPAJAF no dia 15 de abril de 2012.

Confira mais fotos extraídas do vídeo que será exibido até o próximo dia 15 quando completa um ano em que o motim aconteceu.






Por Adriana Meneses do Liberdade Sem Censura 
Www.liberdadefm.com.br

Nenhum comentário: