EM DESTAQUE

SERIA O FIM DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE EM SERGIPE? QUESTÃO DE ORDEM

Diante de um cenário de incertezas é possível mesmo que a Fundação Hospitalar de Saúde acabe? Porque? Isso acontecendo, como ficaria a s...

19 de outubro de 2009

Golfinho é encontrado morto em Jatobá

O golfinho foi encontrado morto com vários ferimentos pelo corpo na manhã desta segunda-feira, 18, na praia do Jatobá, litoral Norte de Sergipe. O animal media quase dois metros e foi visto já sem vida por um chefe de cozinha que estava de passagem pelo local. O Homem disse que precisou da ajuda de um pescador para tirar o animal da água com receio que ele fosse arrastado pelas ondas do mar. Técnicos do I.M.A. - Instituto Mamíferos Aquáticos e policiais militares do Pelotão Ambiental estiveram no local para fazerem os primeiros levantamentos sobre as possíveis causas da morte do peixe.

Esta é a segunda vez, em menos de duas semanas, que um golfinho da mesma espécie aparece morto em praias do litoral Sergipano. Ainda na semana passada um outro animal foi encontrado na Praia do Abaís, litoral Sul do Estado. Segundo a bióloga Amanda Nascimento do I.M.A., o encalhe de golvinhos é comum, mas, "o normal seriam, pelo menos, dois por mês. Não dois em menos de duas semanas," salientou. Amanda explicou ainda que as mortes sempre estão relacionadas ao fato dos animais se prenderem a redes de pesca ou mesmo pelo ataque de predadores.

FOTOS: EVENILSON SANTANA

GOVERNADOR RECEBE ALTA

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, já recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada agora há pouco pelo Secretário Adjunto Estadual de Comunicação, Francisco Ferreira. Segundo ele Déda não recebeu qualquer recomendação médica para manter-se afastado do cargo, mas, a pedido da família, o Governador deve permanecer em São Paulo por mais duas semanas. A medida, de acordo com o Secretário, serve apenas como precaução para evitar que ele se envolva, de forma mais intensa, nas atividades do Governo.

Internação
Desde o dia 03 deste mês que governador Marcelo Déda (PT) se recupera de uma cirurgia para retirada de um nódulo benigno no pâncreas. Durante este período os trabalhos foram supervisionados pela equipe do médico Roberto Kalil Filho. Desde a sua internação, o governo de Sergipe vem sendo comandado interinamente pelo vice Belivaldo Chagas (PSB).