EM DESTAQUE

SERIA O FIM DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE EM SERGIPE? QUESTÃO DE ORDEM

Diante de um cenário de incertezas é possível mesmo que a Fundação Hospitalar de Saúde acabe? Porque? Isso acontecendo, como ficaria a s...

30 de setembro de 2013

OPERAÇÃO LEI SECA RESULTA EM 11 PRISÕES E PERSEGUIÇÃO A SUSPEITOS. ENTRE OS IMPRUDENTES, UM PRESIDIÁRIO ACUSADO SE ASSALTO A BANCO.


Foto: PM
A blitz da lei seca, realizada pela CPTRAN neste fim de semana, levou à Delegacia Plantonista em Aracaju-SE, 11 condutores imprudentes. Eles estavam entre os treze que foram autuados por dirigirem sob o efeito do álcool. A operação aconteceu na Avenida Delmiro Gouveia, próximo ao local onde ocorreu a festa "SAMBA ARACAJU". Dos presos, 3 estavam em motocicletas, 2 em ciclomotores e os demais em carros de passeio. Entre os índices mais altos, o do condutor de um veículo Palio, placas JNJ-9778-SE, com o índice de 0,83 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, quase 17 vezes o permitido por lei. Um outro motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro, mas, pelos sinais de embriaguês, ele também foi conduzido à delegacia.

ACIDENTE E PRISÃO
Na noite deste sábado, ainda como resultado da operação, o condutor MIGUEL JOSÉ DE CARVALHO FILHO, também foi detido após se envolver em um acidente. É que, ao ser feito o teste no etilômetro, os policiais da CPTRAN constataram que o índice de alcolemia dele foi de 0,37 miligramas de álcool por litro de ar.

Nos dois casos em que foram aplicadas apenas a multa, a infração é classificada como gravíssima e o valor da multa é de R$ 1.915,40 além de o motorista ficar impedido de dirigir por um ano. Aos que chegaram a parar na delegacia, além da multa, as liberações só ocorreram mediante pagamento de fiança estipulada pelo delegado de plantão.

PERSEGUIÇÃO E APREENSÕES.
A blitz teve que ser suspensa na madrugada deste domingo. O motivo foi uma perseguição a dois suspeitos que estavam numa motocicleta. Ao avistarem a blitz o condutor da moto mpreendeu fuga. Os policiais conseguiram alcançar o veículo e prendeu o condutor. Tratava-se de um adolescente prestes a completar 17 anos. Com ele, um revólver calibre 32 com 6 munições intactas. Apesar dos esfoços dos PM's o garupa conseguiu escapar. A moto recuperada, uma HONDA/CG DE PLACAS IAC-2323, havia sido roubada horas antes no Bairro Santo Antônio.

NOVA BLITZ
A próxima operação, que promete ser de grande monta, está prevista para a próxima sexta-feira, 04/10, também na Avenida Delmiro Gouveia, próximo ao local onde vai acontecer a festa Sergipe Spirit. De acordo com o capitão Fábio Machado, comandante da CPTRAN, os avisos tem sido feitos através da mídia, mas, nem isso tem inibido a alguns condutores: "avisamos sempre através da imprensa os locais onde vamos realizar as blitz, mas, infelizmente, muitos ainda insistem em combinar álcool e direção, colocando a vida das pessoas em risco. Nesta sexta-feira, vamos fazer mais uma operação como as que vem ocorrendo, principalmente, nas áreas dos grandes eventos", alertou o oficial, durante entrevista ao programa Liberdade Sem Censura da Liberdade FM(99,7).

ASSALTANTE DE BANCO PRESO
Em uma das abordagens os policiais identificaram o presidiário Fábio Adriano Mendes Cruz. O homem estava conduzindo um veículo GM Corsa Hacth, cor branca, palca MZJ 7038 e apresentou índícios de embriaguez. Ao fazer o teste de alcoolemia, constatou-se 0,46 mg/l de sangue. Além disso, verificou-se que o flagranteado não possuia carteira de habilitação. Na delegacia, a foi verificado que o rapaz cumpria pena em regime aberto pelo crime e tráfico de drogas. Fábio também chegou a ser preso em novembro de 2008, acusado de participar do assalto a agência do Banco do
Brasil de Canindé de São Francisco-SE. Ele havia sido preso na cidade de Paulo Afonso, na Bahia, 40 dias após o assalto, junto com mais dois comparsas(José Davi de Barros Filho e Erivaldo Peixoto dos Santos), quando levaram cerca de R$ 280 mil reais do estabelecimento bancário.

Confira parte da decisão da prisão preventiva de Fábio decretada após o flagrante dele na lei seca:

"Com efeito, ao se analisar detidamente os autos, identifico que o Sr. FABIO ADRIANO MENDES CRUZ está cumprindo pena em regime aberto em razão de sentença condenatória em processo de Tráfico de Drogas (nº 200820400693). Assim, não resta dúvida de que, num primeiro momento, é possível a decretação da prisão preventiva do indiciado ex vi o disposto no art. 313, inciso I do Código de Processo Penal.

Perlustrando acuradamente os autos, verifico que a prova da existência do crime e os indícios suficientes de autoria encontram-se demonstrados tendo em vista o depoimento dos condutores e a materialização do auto de prisão em flagrante.

Frise-se, ainda, que o flagranteado está cumprindo pena em razão de condenação por crime doloso,  e agora veio a novamente praticar as conduta dolosa descrita nos artigos 306 do CTB.

É certo que todos estes fatos precisam ser esclarecidos, mas, de início, já se revelam fortes indícios de atividade criminosa que, no entanto, reclamam uma atitude prontamente do Estado.

Assim sendo, pelas razões expostas, com supedâneo no art. 310, II, c/c § 6º do art. 282, ambos do CPP, com nova redação conferida pela Lei nº 12.403/2011, acolhendo o parecer ministerial, CONVERTO A PRISÃO EM FLAGRANTE EM PREVENTIVA de FABIO ADRIANO MENDES CRUZ, ante a presença dos requisitos legais do art. 312 do Código de Processo Penal.

Comunique-se à Autoridade Policial.

Após, remetam-se os autos ao Juízo de Direito competente para fins de providências de praxe.

Aracaju (SE), 28 de setembro de 2013

Eneida Lupinacci Costa

Juíza de Direito Plantonista

Lidiane dos Santos Andrade
Juiz(a) de Direito


25 de setembro de 2013

BANDIDO SAI FERIDO APÓS ASSALTO A LOJA DE CELULARES



O assalto aconteceu por volta das 10h desta quarta-feira, 25/09, numa loja de revenda de aparelhos celulares, na Avenida Rio Branco, em pleno centro comercial de Aracaju. Dois homens chegaram de moto, entraram na loja e anunciaram o assalto. Na hora, um PM apaisana que passava pelo local, percebeu a movimentação suspeita e agiu. Um dos bandidos foi atingido com um tiro na perna, mas, mesmo ferido, conseguiu subir na moto e fugiu com o comparsa: "eu percebi ele já apontando a arma assim que me viu, aí, eu para proteger o pessoal, atirei na perna dele", disse o miltar apaisana que preferiu não ter o nome revelado. Disse também que eles estavam numa moto CG preta, mas, que não foi possível identificar a placa. Apesar de toda a movimentação no local, os assaltantes tiveram tempo de levar apenas o aparelho celular de um dos funcionários e deixaram para trás um dos capacetes. Viaturas do 8º batalhão e motos do Getam atenderam a ocorrência para tentar prender os marginais. Há menos de 10m do local há uma câmera do CIOSP, que pde ajudar a identificar os meliantes.





FOTOS: EVENILSON SANTANA.

15 de setembro de 2013

GOVERNADOR COMENTA DECISÃO DA PREFEITURA SOBRE O BANESE: "POR QUE Dr. JOÃO? QUEM AMA SERGIPE, AMA O BANESE Dr. JOÃO!"

Foto: arquivo sergipeenoticia.com

A polêmica ainda continua e a reação negativa contra a Prefeitura de Aracaju foi tanta que já está agendada para esta segunda-feira, 16/09, uma reunião entre o Prefeito da cidade, João Alves Filho e a Presidente do Banese, Vera Lúcia, conforme foi adiantado ainda na última sexta, pelo programa Liberdade Sem Censura, da Liberdade FM(99,7). Mesmo assim, o Governador do Estado em exercício, Jackson Barreto, não exitou em comentar a postura do gestor democratas ao querer vender a folha da Prefeitura para outra instituição bancária e tirá-la do BANESE, o equivalente a cerca de 12 mil clientes. Entre os trechos da entrevista o Governador questiona diretamente ao Prefeito: "Por que Dr. João?" Num outro, lembra: "quem ama Sergipe, ama o Banese, Dr. João!"

CONFIRA, na íntegra, a entrevista de Evenilson Santana com o Governador Jackson Barreto sobre o assunto,  nesta segunda-feira, 16/09, no LIBERDADE SEM CENSURA, das 6h as 9h, na LIBERDADE FM(99,7).

9 de setembro de 2013

VENDEDOR DE QUEIJOS É ASSASSINADO NO PORTO D'ANTA


O crime aconteceu no início da noite desta segunda-feira, 09/09, na Avenida Euclides Figueiredo, no bairro Porto D'anta, zona norte de Aracaju. A vítima, um vendedor de queijos do mercado central de capital, identificado como Givanildo dos Santos, 34, foi assassinada com um tiro no ombro. Uma equipe do Samu foi até o local, mas, apenas para confirmar o óbito. As primeiras  informações passadas pela polícia era de que Givanildo teria sido morto após reagir a um assalto. Com a chegada da ex-esposa dele no local do crime, surgiu uma nova versão. O vendedor pode ter sido assassinado por dois desafetos: "ele estava bebendo comigo agora a pouco e disse para filha que essa poderia ser a última vez que ela iria vê-lo. Ele estava com uma arma e dizia que vinha sendo ameaçado", afirmou, em prantos, a dona de casa Isabel, ex-companheira, da vítima.



FOTOS: EVENILSON SANTANA.

7 de setembro de 2013

MASCARADOS SÃO DETIDOS DURANTE DESFILE DA INDEPENDÊNCIA EM ARACAJU



Os jovens estavam com os rostos cobertos e passavam entre centenas de pessoas que ali estavam, na Avenida Barão de Maruim, para assistirem ao desfile. "Rostos cobertos? Mas, por qual razão?" Essa pergunta deve ter sido feita pelos espectadores mais atentos e principalmente pela polícia militar. Para se mais exato, pelo próprio comandante da PM em Sergipe, Coronel Maurício Iunes, que mesmo em traje de gala, de cima do palanque oficial, determinou a retirada dos mascarados da avenida e, ele mesmo, foi, em seguida, acompanhar o trabalho de perto.
Pelo que pode ser percebido, os mascarados estavam inseridos no "MOVIMENTO NÃO PAGO", que em seguida, demonstrou revolta e protestou. Primeiro, num ataque direto ao Prefeito de Aracaju, João Alves Filho(ausente no desfile) e depois,  o alvo foi a figura do Governador de Sergipe, Jackson Barreto, que não pareceu dar muita importância. O reforço foi chamado.

Policiais do Batalhão de Choque fizeram um cordão de isolamento para evitar que os manifestantes deixassem a calçada e invadissem a avenida. instantes depois, numa outra abordagem, a polícia apreendeu, entre outros objetos, uma faca. Não há qualquer informação sobre uma possível relação entre um caso e outro. Nas fotos, o momento exato da rendição dos mascarados.

FOTOS: EVENILSON SANTANA.