EM DESTAQUE

SERIA O FIM DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE EM SERGIPE? QUESTÃO DE ORDEM

Diante de um cenário de incertezas é possível mesmo que a Fundação Hospitalar de Saúde acabe? Porque? Isso acontecendo, como ficaria a s...

7 de outubro de 2011

FILHA DO DELEGADO E MAIS DUAS PESSOAS PRESTAM DEPOIMENTOS SOBRE O ACIDENTE NA SARNEY

Terminou por volta das 13h desta sexta-feira, 07, o depoimento da jovem Nathália Monicque Ferreira, 18, e de mais duas testemunhas: o autônomo Samuel Rodrigues Santos, 32, e o estudante Válter da Silva, este último estava com o grupo minutos antes do acidente, mas, voltou pra casa de moto. Nathália chegou acompanhada da mãe, grávida de seis meses, do pai, o delegado Marcelo Paes, e do advogado da família Wálter Neto. Foram três horas de oitivas. O jovem Leonardo Oliveira Esquivel, 19, que conduzia o Siena, placas: IAF-0147, não compareceu para depor alegando problemas de saúde. Ele apresentou um atestado de  licença médica onde afirma que está sedado sob efeitos pós-traumáticos do acidente.

Com base nos depoimentos a delegada Georlize Teles disse que a possibilidade de racha foi descartada, mas, ficou claro que o condutor do veículo bebeu bastante e dirigia em alta velocidade.A delegada não definiu a data em que Leonardo será ouvido.

MARCELA VOLTARIA DE MOTO

Pelo grau de amizade com Válter, que estava sóbrio, e pelo estado de "embriaguez" de Leonardo, Marcela chegou a pedir para ir pra casa de moto, mas, não havia outro capacete. Sem opção, teve que retornar no Siena, quando aconteceu a tragédia. A afirmação foi da irmã, Nathália, durante o depoimento e reproduzida pelo advogado da família.

Bastante abatido, O delegado Marcelo Paes, pai da gêmeas, acompanhou o depoimento da filha e lamentou o corrido, mas, também afirmou que acredita no trabalho da justiça. O advolgado da família, Wálter Neto, disse que pelos indícios, vai fazer de tudo para encaminhar o condutor à juri popular, pois, pela ingestão de bebida alcoólica e a alta velocidade ficou claro que Leonardo "sabia" do risco que corria, por isso, segundo ele, se carateriza aí o "dolo eventual".

O ACIDENTE
O acidente aconteceu na tarde da última terça-feira, 03, na Rodovia José Sarney, por volta das 15h, quando os jovens voltavam de um bar localizado na Praia de Aruana, zona sul da capital. Nathália Monicque e a irmã gêmea, Marcela Christinne Ferreira, 18, vinham no carro conduzido por Leonardo. O rapaz perdeu o controle da direção, capotou o veículo e bateu num poste, derrubando-o. Com o impacto Marcela foi arremeçada para fora do carro e teve a cabeça decepada.

Acompanhe no vídeo abaixo, momento da chegada da família na delegacia e a entrevista do delegado Marcelo Paes.

24 comentários:

pipasmidia disse...

viver da miseria do povo deve ser um otimo cobustivel para tantos papagaios de piratas na midia sergipana!!!

EVENILSON SANTANA disse...

Prezado(a), eu até entendo a sua revolta e agradeço pelo comentário! Seja lá você quem for, percebo que não entendeu ainda a função de um profissional de comunicação, mas, vou lhe ajudar. Acompanhe o raciocínio(pelo menos, tente): O que faz um vendedor de carros? lógico,... vende carros! o que faz um garçom? serve, entre outras coisas, a bebida. O que faz um repórter? evidencia, por exemplo, fatos como o que ocorreu. A decisão de combinar álcool e direção não foi do vendedor de carros, nem do garçom e... muito menos do repórter! Compreendeu? Abraços!

RJ - jornalismo disse...

Imparcialidade. É sem dúvida a característica almejada por todo profissional que atua no jornalismo. Outro pilar desta profissão é a apuração dos fatos. Tendo isso em mente, fica claro que a forma como o tema vem sendo abordado pelo jornalismo sergipano não agrega nenhuma das características citadas acima.
Um desrespeito primeiro para a menina que veio a falecer e segundo aos que sobreviveram.
Se houvesse imparcialidade as afirmações do advogado de acusação teriam o mesmo espaço e peso que as do advogado de defesa. E se houvesse real apuração dos fatos não seriam colocados em pauta apenas as "versões" que demonizam e incitam a violência para com o condutor.
Pois ali haviam amigos, antes de tudo amigos. Tendo isso em mente podemos inferir que a menina que veio a falecer, sua irmã e os parentes da vítima não desejam ver, antes de tudo um amigo, ser apedrejado e acossado pela mídia sem que haja a apuração da verdade. Que a justiça seja feita, mas uma justiça cega e verdadeira, não a justiça inquisitória e parcial de outrora. #por um jornalismo de qualidade

EVENILSON SANTANA disse...

Prezado RJ,

Compreendo a sua colocação e agradeço pelas observações. Da minha parte, nesta matéria específicamente, foi suprimida a informação de que, tentamos ouvir o advogado do condutor, mas, sem sucesso. A menos que o número do telefone dele tenha mudado,mas, iremos insistir. Li e ouvi de outros colegas mesma dificuldade. Continue interagindo conosco. Obrigado.

Anônimo disse...

Quantos fatos desses acontecem diariamente? inumeros não é? E pq a midia dá um foco absurdo p esse caso? Filha de delegado,será? Ontem(13/11) houve mais uma vitima do combinado alcool/direção e ninguem mostrou, era um jovem de 21 anos(Cristiano Santana),estudante,bonito,flor da idade, mas não tinha um PAI DELEGADO! Nos poupem desse sensacionalismo. A midia tem o dever ser, Imparcialiadidade é a paavra chave, mas que infelizmente nãoé a caracteristica da nossa midia sergipana.

Anônimo disse...

Digo: a data do fato foi 12/11, apos o show do asa de aguia.

Anônimo disse...

E impressionante como a Delegada Georlize mostra-se totalmente parcial, a favor do condutor. A imprensa sequer sabia do horário e dia do depoimento do condutor Leonardo Esquivel, p nao tirarem foto? Mas da Irma gêmea a imprensa sabia, tirou foto da dor e sofrimento dessa família. Ja do Leonardo a delegada protege de forma tendenciosa. Será que ela vai culpar o Estado pelo acidente? Ela Ja se posicionou dizendo que a pista e irregular. Era so o que estava faltando, nao e delegada? Seja imparcial, cumpra o seu papel. Nao tente fazer a sociedade sergipana de besta.

Anônimo disse...

O advogado do indiciado Leonardo esquivel, disse que seu cliente foi transferido para outra clinica. Na verdade esse rapaz fugiu para outro Estado, para poder ter sua vida normal, de filhinho de papai.Seu estado piorou? O que vcs acham da vitima Natalia? Que nao tem mais sua Irma gêmea, que tambem estava dentro do veiculo, e que nem por isso ta em casa de repouso. Policia sergipana, procurem saber se esse rapaz esta realmente doente. Nao e porque tem a família materna de médicos(HERMINIOS) que vamos aceitar pareces médicos forjados pela família dizendo que o indiciado esta abalado mentalmente. Queremos Justica neste caso.

Anônimo disse...

O advogado do indiciado Leonardo esquivel, disse que seu cliente foi transferido para outra clinica. Na verdade esse rapaz fugiu para outro Estado, para poder ter sua vida normal, de filhinho de papai.Seu estado piorou? O que vcs acham da vitima Natalia? Que nao tem mais sua Irma gêmea, que tambem estava dentro do veiculo, e que nem por isso ta em casa de repouso. Policia sergipana, procurem saber se esse rapaz esta realmente doente. Nao e porque tem a família materna de médicos(HERMINIOS) que vamos aceitar pareces médicos forjados pela família dizendo que o indiciado esta abalado mentalmente. Queremos Justica neste caso.

@luciomos disse...

Em primeiro lugar, como comunicólogo gostaria de dizer que "jornalismo imparcial" é tão utópico quanto "política isenta", o jornalista deve sempre atender algum interesse, em rigor o de seu público ou editor. Sobre a matéria em si acredito na necessidade moral de punição a qualquer um que assume o risco de dirigir embriagado, porém, seria igualmente hipócrita que no país da cerveja e do futebol (nessa ordem) alguém seja exemplarmente punido por agir como a mídia e a sociedade ensina, incentiva e apóia. Um alcoolico (portador de alcolismo) não se define pelo quanto ele bebe, mas pela perda que o 'hábito' lhe traz. Quando isso fica evidente, como no caso em pauta, a sociedade (sem ter justificativas plausíves) procura por bodes espiatórios e 'puniçoes exemplares', mas como punir um fato social? #bebidamata

Anônimo disse...

7 cervejas = 4200ml
por 3 jovens = 1400ml
por uma manha (4h) = 350ml por hora
Uma lata de cerveja por hora.

Penso só na quantidade de pessoas que julgam tais jovens e já dirigiram após fazeram uso do álcool em níveis bem mais elevados e em menor tempo. A hipocrisia de fato reina. Vide as festas tão populares nesta capital.

Não cabe ao povo julgar, cabe sim tomar o fato como exemplo enfático de que beber e dirigir é errado, é crime! O julgamento deve ser feito sim pela lei, que graças a excelente delegada Georlize está sendo seguida a risca. #Parabéns_Georlize

Anônimo disse...

Esses dois ultimos comentarios antes deste, deve ser no minimo feito por alguem que tenha interesse no caso, e logico que do CONDUTOR.
Senhores, uma vida se foi, eplo menos que haja uma puniçao de acordo com a lei.E vamos parar de querer fazer comparaçoes. Fato e fato. Houve bebiba, velocidade e morte. alguem tem que ser punido. Vamos parar com essa proteçao a esse moleque malcriado, filhinho de papai. prcorem saber como ela era na Nossa Escola, uma pessoa pessima que vivia em confusoes com os colegas. procurem saber desse moleque, antes de virem aqui, e falar bobagem.

@luciomos disse...

"anonimo" Disse: 'Esses dois ultimos comentarios antes deste, deve ser no minimo feito por alguem que tenha interesse no caso, e logico que do CONDUTOR.'
Caro anonimo, quem vive em paranóia se sente perseguido mesmo quando não está sendo... Se você ler meu comentário verá que eu disse que desejaria punição exemplar ao condutor, mas que a sociedade (talvez por mea culpa) não consegue ser objetiva no julgamento dos fatos. Onde está o interesse na minha declaração???

Cormac MacCarthy disse...

Se o condutor é um "moleque", "assassino", "playboy" e filhinho de papai, porque a irmã da vítima fez questão de ir visitá-lo em sua clínica de repouso e dizer que o perdoava?
Se teria alguém que poderia afirmar tais coisa é a sobrevivente. Ela estava com ele, ela o viu dirigir, e viu sua conduta. Sendo assim, coerentemente, se ele fosse um louco alcoolizado ela jamais iria a seu encontro para perdoa-lo. Isso é fato. Se ela que ali estava não o condena, nem o julga, quem é o povo sentado em sua condição confortável para julgar?
Repito: o julgamento cabe a delegada, que está cumprindo seu papel brilhantemente e imparcialmente sem influências de família A ou B. Eu a conheço e sei da sua Ética!
Se o povo julga de maneira que o faz aqui, se vale de um "ouvir falar que..." e não de fatos concretos e verdadeiros.
Se o pai da vítima afirmou não querer vingança, porque o povo assim anseia? porque o povo como massa, é irracional e se não existisse as instâncias do direito, não estaríamos muito distante do IRÃ! O ódio puro e irracional não leva a nada.
#por_paz_no_trânsito

Anônimo disse...

Sr Cormac.a acao e penal publica incondicionada, portanto, independente da maior vitima que e a Natalia ter perdoado o criminoso, aq cao vai adiante.
Ela foi pelo fato de se tratar de uma jovem bem criada e que tem deus no seu coraçaozinho.
Ela sendo a maior vitima, nao precisou de clinica de repouso, interessante este fato.
Para mim essa historia de clinica foi meramente protelatoria, para a sociedade olhar com pena. Logo depois da sua confissao, o criminoso teve alta e viajou juntamente com seus pais, interesante isso. sera que estava mesmo com stress pos traumatico mesmo.
A conduta do mesmo na escola em que estudou, nao e la das boas, conhecemos um moço na sua idade, 19 anos, que tivera varias desavenças com o crimisono, indiciado, seja la o que for.
Houve um evento com vitima fatal, e isso nao pode ficar impune, independente de ser filho de papai ou mamae rica.
Outra coisa, que criaçao fora dado a esse jovem que teve a mesma sina do seu pai.
So que os tempos sao outros hoje, e com certeza esse caso nao ficara com pena socio educativa.
Temos que cobrar uma resposta digna do judiciario sergipano.
A familia Herminio Oliveira e nem Esquivel teve seu filho retirado do seio de sua familia de forma brusca e cruel, onde as imagens percorrem na internet.
Por favor, nos poupem de suas defesas sordidas.O filho de vcs esta ai, sorrindo, viajando, e pronto para cometer outra "fatalidade".

Anônimo disse...

A sociedade Sergipana já decidiu: a culpada é a falecida. Esquivel, pode sair da toca, nada acontecerá a você, o seguro vai te dar um carro novinho para você beber e dirigir numa boa por aí. Embriaguês no volante em Aracaju é uma atenuante, a sociedade aceita - só não aceita o fato de a falecida não ter usado cinto.
Essa historia que seu estado de saude piorou para poder sair do Esado, isso é uma hipocrisia sem dimensão.
O condutor em seu depoimento afirma que ingeriu bebiba e mesmo assim, é indiciado por homicidio culposo.
Delegada! Que parcialidade é essa?
Cade as autoridades sergipanas sérias e competentes?

Anônimo disse...

A FAMÍLIA ESQUIVEL PARECE ESTAR PERDIDA DESSA VEZ.
DELEGADO MARCELO PAES SE ALIOU(JA ERAM COLEGAS) COM A EX NAMORADA E ADVOGADA DE FRANCISCO ESQUIVEL E A LEVARA COMO TESTEMUNHA NO "CASO MARCELA".
DESSA VEZ ESQUIVEL, O CRIME NAO FICARA IMPUNE E COM CERTEZA SERA LEVADO A JURI POPULAR.

Anônimo disse...

Qual o nome da advogada? MP

Marcelo Pais disse...

Gostaria que vcs me dessem qualquer informação sobre o acidente, os Esquivel e tudo mais que possa interessar ao processo, como, por exemplo, testemunhas. Sou o pai de Marcela Christinne. Deixarei o meu e-mail para contato. Prometo sigilo.

Marcelo Pais disse...

Meu e-mail: marcelo2907santos@hotmail.com

Anônimo disse...

E agora Jose??? Opss Marcelo. MP oferece como homicídio culposo, qdo nao há intenção de matar, ou seja, segue a linha do IP.
E aí delegado? Vai acusar o MP de estar sendo conivente, ou vai aceitar a realidade dos fatos? Ou seja, aceita que houve uma FATALIDADE e deixa a sua filha descansar em paz! Ora bolas!

Jeremias Barbosa disse...

Delegado Marcelo Paes, ja passou da hora do povo sergipano saber da verdade sobre sua pessoa, da sua atuação como delegado, das acusações que recaem sobre o senhor na cidade de Boquim. Estamos de olho!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

E agora José, Jeremias ou anônimo? A palavra final é da Justiça! Esse playboy, filhinho de papai rico vai ser julgado por outros pais de família!

Anônimo disse...

A Justiça determinou que o "Leozinho" seja julgado por homicídio doloso! Kd os puxa-sacos dele agora?