EM DESTAQUE

SERIA O FIM DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE EM SERGIPE? QUESTÃO DE ORDEM

Diante de um cenário de incertezas é possível mesmo que a Fundação Hospitalar de Saúde acabe? Porque? Isso acontecendo, como ficaria a s...

27 de setembro de 2009

DESABAMENTO NO PARQUE SÃO JOSÉ


O telhado da frente de um bar localizado na Avenida Férrea, no Parque São José, município de Nossa Senhora do Socorro, grande Aracaju, desabou completamente na tarde deste domingo, 27. Alguns clientes, além de uma criança de seis anos, que estavam no local, foram atingidos pelos escombros. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi até o local para isolar a área e avaliar os estragos. De acordo com a Tenente Lilian, o desgaste do material que dava sustentação a "puxada", pode ter sido um dos principais fatores que ajudou a provocar o desabamento. Os clientes disseram que tudo foi muito rápido. Apesar do sustos, as vítimas sofreram apenas ferimentos leves.

FOTOS: EVENILSON SANTANA

12 de setembro de 2009

BANDIDOS MORREM EM TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA

Uma interceptação de policiais do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) e do Comando de Operações Especiais (COE) no município de Itaporanga, no início da noite desta sexta-feira, dia 11, resultou em uma troca de tiros com três assaltantes que saíam de Aracaju para realizar um assalto em Itapicuru, na Bahia. No confronto com a polícia, os três assaltantes morreram, embora tenham sido encaminhados para o Hospital João Alves Filho. O grupo estava sendo investigado há dois meses pelo Cope e pela Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol).

A quadrilha é liderada pelo ex-policial militar Jeferson Bittencourt Piedade, cuja ficha criminal é vasta por conta de vários assaltos praticados em Sergipe e outros Estados do Nordeste. Com os assaltantes, a polícia apreendeu três revólveres calibre 38, municiados. Os homens estavam em um carro quando foram abordados pela polícia. Eles reagiram à ação policial e chegaram a deflagrar vários tiros contra uma viatura do COE, que foi parcialmente perfurada pelos projéteis.

Depois da abordagem, a polícia seguiu para o ponto base dos assaltantes em Sergipe, localizado em uma residência no conjunto Fernando Collor. No local, a polícia, curiosamente, apreendeu uma série de computadores, e uma quantidade de maconha, cujo peso ainda não foi revelado. O ex-policial Bittencourt é conhecido em Sergipe por um assalto realizado há oito anos na Prefeitura da Barra dos Coqueiros. Mais detalhes sobre a ação dos policiais serão repassados em uma entrevista coletiva que acontece às 8h desta segunda-feira, dia 21, na sede do Cope.

Fonte: SSP/SE

9 de setembro de 2009

Gripe "A" em Sergipe: DOBRA O NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS NAS ÚLTIMAS SEMANAS

O número de casos confirmados da gripe “A”, em Sergipe, dobrou nas últimas três semanas. Subiu de 9 para 18. Dezessete casos ainda estão sob investigação. A informação foi confirmada durante um treinamento para educadores da rede particular de ensino, promovido pelo Ministério Público Estadual na manhã desta quarta-feira, 9. De acordo com a responsável técnica pela influenza “A” no Estado, Aline de Andrade Gomes, apesar deste aumento não há razões para pânico. Segundo ela, o rápido crescimento está relacionado ao grande volume de exames processados pela Fiocruz para Sergipe, durante este período.

Ainda segundo Aline, dos casos já confirmados, nenhum deles apresentou sintomas graves da nova gripe. Todos, inclusive, já tiveram alta médica sem maiores complicações.

Acompanhe a entrevista clicando vídeo abaixo.

7 de setembro de 2009

Naufrágio na Atalaia Nova...MENINO DE 4 ANOS DESAPARECE NO RIO

No final da tarde deste domingo, 06, um passeio de barco entre amigos terminou em tragédia, na praia de Atalaia Nova, litoral norte do Estado. Onze banhistas, numa canoa de pesca, tentavam fazer a travessia para outro lado do rio no momento em que o barco afundou. Dez dos que estavam a bordo foram salvos por pescadores que perceberam a aflição dos náufragos. Mas, o pequeno Darlan da Cruz Dias (FOTO), de apenas 4 anos, desapareceu no rio. A mãe e o irmão dele de apenas sete anos, que também estavam no barco, tentaram segurar o menino, mas, não houve jeito.

De acordo com o corpo de Bombeiros o local onde o garoto desceu mede cerca de 15 metros de profundidade. As equipes do Grupamento Marítimo suspenderam as buscas no início da noite de ontem e recomeçaram hoje pela manhã, mas, encontraram muita dificuldade por causa da falta de visibilidade e forte correnteza.

Segundo testemunhas os passageiros do barco não faziam uso de colete salva-vidas. O que segundo o Sargento Sinério Santos, do GEMAR, poderia ter salvado o garoto: "sempre recomendamos isso em qualquer embarcação. Temos intensificado a fiscalização neste sentido, mas, isso acaba acontecendo. Assim como o capacete é insdipensável para o motociclista, o colete salva-vidas é insdispensavel para quem está numa embarcação", enfatizou ele.

Frequentadores do local afirmaram que, na hora, não havia qualquer guarda-vidas na praia. O Sargento Sinério afirmou que é de competência da Prefeitura do município manter os profissionais capacitados nestes locais: "Nós apenas preparamos o pessoal, e, isso, temos feito. Não tenho como informar porque eles não estavam de prontidão", argumentou o Sargento.

O corpo de Darlan só foi encontrado por volta das 4h desta terça-feira, 08, próximo a área do banho doce na Praia de Aruana, zona sul de Aracaju. Foram os próprios parentes do garoto que encontram o corpo dele.

REPORTAGEM E FOTO: EVENILSON SANTANA

4 de setembro de 2009

OPERAÇÃO Hayabusas: Quadrilha tinha ramificações em Miami e Buenos Aires - VEJA VÍDEO ABAIXO

Na manhã desta sexta-feira, 4, os delegados da cidades de Itabaiana e Lagarto, respectivamente Osvaldo Resende e Jorge Eduardo, juntamente com o coordenador operacional do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), Thiago Cahino, prestaram esclarecimentos à imprensa a respeito das investigações que culminaram com as prisões dos cearenses Saulo Castelar Coelho, 21 anos, conhecido como “Saulin”, Pedro Guilherme Mendonça Magalhães, 19 anos, e Kayan Vasconcelos, 18 anos, acusados de integrar uma quadrilha de tráfico internacional de animais silvestres. As investigações contaram com o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol).

O trio foi responsável pelo furto de três aves raras que estavam abrigadas no Parque dos Falcões na cidade de Itab
aiana. O crime foi registrado no dia nove de agosto deste ano. Foi levado um urubu albino – ave rara com avaliação que pode chegar no mercado negro ao valor de R$ 40 mil –, além de um falcão coleira e um gavião relógio. Os animais foram furtados pelo trio e levados em um veículo Citroen C3, cor prata, placa AWG 7549, para a cidade de Campina Grande-PB. De acordo com a polícia o falcão e o gavião não resistiram e acabaram morrendo antes de chegar na Paraíba. Com a repercussão do caso, a polícia suspeita que o urubu foi morto pelos criminosos.

“As aves foram colocadas em gaiolas e levadas para Campina Grande. Duas não resistiram e acabaram morrendo antes de chegar ao destino. Já no caso do urubu, suspeita-se que foi morto posteriormente. Encontramos os restos dos animais jogados em três terrenos baldios localizados no centro do município paraibano. Eles estavam enrolados em panos”, destacou o delegado Jorge Eduardo. Saulo Castelar foi apontada pela polícia como o líder do grupo. Ele foi preso no momento em que lavava seu carro na garagem de sua casa no centro de Campina Grande. No local foram encontrados uma escopeta, uma espingarda e 609 cartuchos de munição calibre 22.

“Toda a transação do grupo era efetuada pela internet através do site de relacionamento orkut. Lá os criminosos criavam páginas falsas onde divulgavam a venda de animais silvestres. Eles tinham, também, canais de negociação no exterior, através da Argentina e dos Estados Unidos”, explicou o delegado Osvaldo. Pedro Guilherme e Kayan Vasconcelos foram presos em Fortaleza. O trio vai responder pelos crimes de tráfico de animais silvestres, formação de quadrilha e furto qualificado. Eles ficarão em Sergipe à disposição da Justiça. As investigações e prisões contaram, também, com o apoio do do Ministério Público e Judiciário da cidade de Itabaiana, dos setores de inteligência das polícias dos estados da Paraíba e do Ceará, além do superintendente da Polícia Civil de Campina Grande, Ariosvaldo Melo.

Operação
No domingo, dia 30, foram deslocadas equipes da Polícia Civil de Sergipe simultaneamente para as cidades de Fortaleza e Campina Grande. Na segunda, dia 31, foram feitos os levantamentos com o apoio da Divisão de Planejamento e Inteligência Policial. Já na terça-feira, dia 1º, os policiais sergipanos efetuaram as prisões dos três acusados. No mesmo dia foram achados os restos das aves em três terrenos baldios da cidade de Campina Grande.

Intitulada de Hayabusa (nome do pássaro mais rápido do mundo), a operação revelou que os criminosos praticavam a atividade ilegal de falcoaria, que consiste em deixar falcões e gaviões sem alimentação durante dias para depois soltá-los para caçarem outros animais, especialmente outras aves. Depois de apanhadas, a caça é devorada pelos seus caçadores ainda viva, exatamente como as Hayabusas agem.

A falcoaria constitui-se crime no Brasil e só é permitida em casos excepcionais como o de controle a pragas nas lavouras. Nesta sexta-feira, dia 4, às 8 horas, os gestores da Polícia Civil prestarão uma entrevista coletiva para prestar detalhas das investigações e das prisões.

Assista parte da operação em Campina Grande no vídeo abaixo.

Fonte: SSP/SE
Vídeo: SSP/SE - edição: EVENILSON SANTANA
FOTOS: SSP/SE e EVENILSON SANTANA

1 de setembro de 2009

DENÚNCIA DE POSSÍVEIS IRREGULARIDADES NA PREFEITURA DE SANTO AMARO

Na denúncia, indícios de possíveis irregularidades no bolsa família. O nome do beneficiado foi parar no SPC e SERASA. O desempregado acusa a Prefeitura de ter usado o nome dele indevidamente para fazer compras no comércio deixando uma dívida de aproximadamente 33 mil reais.

Confira a matéria completa clicando no vídeo abaixo.

REPORTAGEM: EVENILSON SANTANA
Fonte: JE 1ª edição - 31/08/2009